Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 19-04-2024
    Formação médica
    Cremesp pede a revogação imediata do decreto sobre a CNRM
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • Notícias


    31-05-2023

    JMRR

    Segunda edição de revista científica é lançada pelo Cremesp

    A Journal of Medical Resident Research (JMRR), revista científica do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) destinada, em especial, ao médico jovem, teve a 2ª edição lançada em simpósio realizado em 27 de maio, com a presença de editores, autoridades do Conselho, palestrantes e autores – que apresentaram os resultados de seus trabalhos publicados.  Nesta ocasião, parte integrante da programação do I Congresso de Medicina do Cremesp – Interação Entre a Ética e a Prática Médica, foram proferidas palestras voltadas à questão “Como Incentivar a pesquisa Científica durante a residência médica?”. 

    Presidiram a mesa de abertura Irene Abramovich, presidente do Cremesp, e Angelo Vattimo, 1º. Secretario da Casa. Segundo Irene, “o Conselho criou uma nova relação com os médicos, no sentido de propiciar fundamentos teóricos em pesquisa aos residentes e demais colegas. Isso aconteceu pela publicação de revista científica, em versões em inglês e português, e ao disponibilizar acesso gratuito a plataformas como 5minute Consult e Medline Complete”. Angelo Vattimo concorda que a atual gestão do Cremesp tem buscado inovar na área. “A primeira revista científica da Casa, que, em breve, será indexada (na Medline), integra as ações desenvolvidas para a educação médica. Incentivar a Ciência sempre foi prioridade”. 

    Participou do Simpósio, de forma online, Edoardo Filippo de Queiroz Vattimo, editor-chefe da JMRR, que lembrou a trajetória do periódico, desde os tempos da RMR – Revista do Médico Residente – difundida em 1999 pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná, por iniciativa do professor João Carlos Simões, com a ajuda do médico Douglas Kamei, respectivamente, editor emérito e editor associado da JMRR, também presentes ao evento. “A ideia da JMRR nasceu no âmbito da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), mas se tornou possível graças a estrutura disponibilizada pelo Cremesp”. A meta foi oferecer uma revista bilíngue, para que os residentes aumentassem as fronteiras para publicação científica. Para isso, contam com o suporte provido pelos editores para que seus artigos melhorem e atinjam um grau de excelência. 

    Incentivo à pesquisa científica

    As apresentações no Simpósio seguiram a proposta de os editores direcionarem questões aos dois convidados, Paulo Schor, professor de oftalmologia da Unifesp/EPM e diretor adjunto de inovação da FAPESP, e Newton Kara José Jr, professor de oftalmologia da FMUSP e autor de livros sobre o tema. Em uma de suas respostas, Schor enfatizou: “ciência não é gasto é investimento. Saúde, não é gasto, é investimento. Todo mundo precisa diferenciar uma coisa da outra”. O professor afirmou ainda que a pesquisa “não é uma coisa para todos os médicos, mas saber qual é a realidade científica daquele momento é obrigação”. Em complemento, Newton Kara destacou que as barreiras vêm de antes desta fase. “O problema de muitos alunos não é a capacitação para pesquisa e, sim, para o aprendizado. Somos nós, docentes, que temos que ajudar”. 

    No encerramento do evento, autores dos trabalhos divulgados nessa edição trouxeram detalhes sobre suas pesquisas, que tiveram como foco a soroprevalência do vírus da hepatite C em pacientes com diabetes mellitus tipo 2; atualização sobre os mecanismos neurocientíficos da acupuntura no tratamento da dor; avaliação da qualidade dos cuidados com câncer na atenção primária; relato de caso sobre tumor fibroso solitário; e o uso dos marcadores PSMA-Ga68 no PET/CT em pacientes com câncer de mama. 

    A intenção do Cremesp é que a 2ª. edição da Journal of Medical Resident Research seja encaminhada, pelo correio, aos médicos residentes do Estado de São Paulo. No dia 2 de junho o periódico também estará disponível em arquivo digital no endereço http://jmrr.cremesp.org.br/
     


    Este conteúdo teve 72 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 343 usuários on-line - 72
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.