Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    25-05-2023

    Respeito aos médicos

    Cremesp repudia sugestão descabida de ampliar Revalida para que enfermeiros exerçam a Medicina

    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) repudia veementemente a “sugestão” de ampliar a aplicação do Revalida a enfermeiros com mais de 10 anos de experiência em atenção primária, permitindo que os aprovados possam exercer a Medicina. A descabida proposta foi apresentada pelo advogado e membro do Instituto de Direito Sanitário Aplicado, Edson Pistori, um dos convidados a compor a mesa da Audiência Pública da Comissão Mista que analisa a Medida Provisória (MP) 1.165/2023 – que retoma o Programa Mais Médicos –, realizada em 23 de maio no Senado Federal.

    “A proposição é um afronta à comunidade médico-científica e à conjuntura que abrange a formação acadêmica e o exercício da Medicina no Brasil”, declarou a presidente do Cremesp, Irene Abramovich.  “A Medicina deve ser tratada com seriedade, considerando que o alvo de sua atenção é a saúde das pessoas, e todos os riscos embutidos nesse ato”, enfatizou. “Médicos e enfermeiros têm formações e atribuições específicas, baseadas em conhecimentos e competências estabelecidas para a adequada assistência à saúde da sociedade. Mesmo um enfermeiro com 50 anos de profissão não poderia exercer a Medicina, visto que são expertises distintas”, completou Abramovich. 

    “A disparatada ideia é um desserviço à Medicina e à saúde da população, que agravaria o já suficientemente sério problema que a formação médica enfrenta na atualidade, relacionado à abertura indiscriminada de cursos e novas vagas em faculdades de qualidade duvidosa”, concluiu a presidente.

    O Cremesp reitera também sua posição favorável à aplicação do Revalida a todos os formados em Medicina no exterior, incluindo aqueles que já prestam  serviços ao Programa Mais Médicos. O Conselho já se posicionou publicamente sobre essa questão em diversas ocasiões, assim como em relação à abertura, sem nenhum critério, de faculdades e vagas em cursos médicos, que não contam com infraestrutura e corpo docente necessários à formação médica.    

    Além disso, cabe ressaltar que o Revalida trata-se de um exame teórico, que não capacitará nenhum profissional a exercer a Medicina — que não se limita à teoria, muito pelo contrário. Sendo, portanto, uma sugestão completamente incongruente.    
                
    Os poderes públicos constituídos devem tratar os médicos e os pacientes com o respeito que merecem.


    Este conteúdo teve 46 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 383 usuários on-line - 46
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.