Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • Notícias


    16-05-2023

    Nova publicação

    Cremesp elabora manual para auxiliar médicos no preenchimento da Declaração de Óbito

    O livro “Manual de Preenchimento da Declaração de Óbito”, lançado pelo Cremesp em 15 de maio, é um guia prático de consulta e orientação aos médicos sobre como preencher corretamente o documento, que também esclarece as dúvidas mais comuns relacionadas ao assunto. A publicação foi elaborada por uma equipe de especialistas do Conselho, em conjunto com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP) e com apoio técnico das Câmaras Técnicas de Patologia e de Medicina Legal. 

    A obra é de autoria do coordenador de Comunicação do Cremesp, Wagmar Barbosa de Souza; e tem como coautores a conselheira Mirna Yae Yassuda Tamura; o delegado regional de Santos, Guilherme Zanutto Cardillo; a diretora técnica de saúde da SES-SP, Cátia Martinez Minto; e a diretora técnica de saúde do Grupo de Vigilância Epidemiológica da SES-SP em São José dos Campos, Bianca Simões Celegato. 

    Wagmar Barbosa destacou alguns motivos que levaram à produção do livro, lembrando que as informações da Declaração de Óbito (DO) têm desdobramentos para os dados epidemiológicos e pagamentos de seguro, por exemplo. “Um dos motivos é a falha na graduação, visto que muitos colegas desconhecem algumas formalidades exigidas no preenchimento da DO”, afirmou. “Alguns médicos encontram dificuldade em preencher o documento e têm receios das consequências que eventualmente possam surgir. De fato, o seu preenchimento pode gerar consequências éticas e legais; e, aqui no Conselho, temos alguns processos que envolvem esse ato, geralmente por desconhecimento”, declarou ele, complementando que o livro é um guia prático e acessível, que não pretende esgotar o assunto, mas auxiliar o dia a dia do médico.   

    Irene falou sobre a importância e o alcance do adequado preenchimento do atestado de óbito para as políticas de saúde de um País. “Este é mais um livro que estamos lançando não apenas para ajudar a categoria médica, mas, também, ao Sistema de Saúde, para que ele possa produzir melhores dados e análises epidemiológicas”, destacou a presidente do Cremesp.        

    Angelo Vattimo parabenizou Wagmar por ter encontrado tempo para elaborar um manual, tão importante e necessário aos médicos, diante das inúmeras atividades que os conselheiros têm no Cremesp. “Temos visto muitos atestados preenchidos incorretamente e este livro vem para auxiliar os médicos a realizarem esse ato de forma adequada, uma vez que os profissionais não saem das faculdades preparados para isso”, afirmou o diretor 1º secretário do Conselho.     

    Mirna reforçou que a DO “é um ato médico e, dessa forma, o profissional tem responsabilidade tanto ética como jurídica pelo seu preenchimento”. Ela lembrou, ainda, que as incorreções nesse documento trazem transtornos aos familiares da pessoa falecida e aos serviços de saúde. 

    Cardillo, que é especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas, fez uma breve explanação sobre as definições de causa natural e causa externa nos conceitos de óbito, e como cada um desses casos deve ser conduzido pelo médico. 

    Cátia Martinez discorreu sobre alguns indicadores de saúde referentes à mortalidade, demonstrando o alcance e o impacto do correto preenchimento da DO na produção desses dados. Já Bianca Celegato explanou, entre outros assuntos, sobre o manejo do óbito pela Vigilância Epidemiológica de São José dos Campos, abordando algumas ações desenvolvidas para a capacitação dos profissionais nesse tema, visando a redução do Garbage Code (códigos inespecíficos que não podem ser considerados a causa básica de um óbito). Essas orientações resultaram em uma redução do Garbage Code nos dados de óbitos na região, que eram da ordem de 37% em 2019 e passaram para 15% em 2020.

    O evento de lançamento do manual também contou com a participação da secretária executiva de Atenção Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP), Marilande Marcolin – representando o titular da SMS-SP. Ela parabenizou o Cremesp pela obra, destacando que “a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo é parceira do Cremesp em todas as suas ações”.  

    A nova publicação está disponível no Aplicativo Cremesp e no site do Conselho, na área Ebooks e Publicações.

    Acesse também aqui a íntegra do Manual de Preenchimento do Atestado de Óbito 

    Assista a transmissão do evento na íntegra

    Confira as fotos do evento

    Fotos: Luciana Cássia
     


    Este conteúdo teve 95 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 298 usuários on-line - 95
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.