Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    02-05-2023

    Momento Cremesp

    Conselho realiza encontro com médicos de Hospital Universitário de Jundiaí

    Os desafios do trabalho diário dos médicos, assim como orientações sobre diversas questões dessa rotina, foram discutidos durante o Momento Cremesp, evento realizado com médicos do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina de Jundiaí, no dia 2 de maio, no Anfiteatro da instituição. A iniciativa aproxima o Conselho dos médicos de todo o Estado de São Paulo visando conhecer as dificuldades enfrentadas pelos profissionais e, quando necessário, encaminhar soluções para as questões apresentadas. 

    A presidente do Cremesp, Irene Abramovich, foi a Jundiaí para uma conversa com os médicos locais, sendo recebida por Itibagi Rocha Machado, superintendente do Hospital Universitário; Armando Antunes Junior, diretor clínico; André Grion, vice-diretor clínico; e Rodrigo Pauperio Soares de Camargo, diretor técnico do Hospital Universitário; e por Evaldo Marchi, diretor; Ana Carolina Camargo, vice-diretora; e Maria Letícia Luminoso, chefe do departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Jundiaí. 

    Irene enfatizou a importância do prontuário e de se fazer receita médica com letra legível, fatores que geram mais da metade dos processos ético-profissionais que tramitam no Cremesp. “São aspectos que não aprendemos na faculdade, mas que fazem parte do trabalho diário do médico e todos devem praticar corretamente”, disse Irene. Ela explicou que é preciso saber se apresentar ao paciente, assim como chamá-lo pelo nome e escrever corretamente os registros no prontuário, usando abreviações apenas quando são amplamente conhecidas. Outra questão enfatizada pela presidente foi o cuidado com a aceitação de plantões sem que se saiba se há equipe, retaguarda, equipamentos e materiais disponíveis. “Trabalhem em locais onde se sintam seguros, em que vocês têm referência de alguém que atua na instituição e da estrutura existente”, afirmou. 

    Os médicos presentes apontaram alguns problemas relacionados à transferência de pacientes de outras cidades da região para o HU, já que a instituição é referência para casos de alto risco. Muitas vezes esses encaminhamentos acontecem sem que se saiba o histórico do caso, apenas com a ficha da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross). Também estiveram entre as dúvidas dos médicos as cesáreas a pedido, partos domiciliares, nova lei de laqueadura e a participação das doulas no parto.

     

    Prerrogativas médicas

    A presidente do Cremesp relatou aos participantes do encontro que o Cremesp criou o canal Prerrogativas Médicas para que os médicos informem possíveis irregularidades nas questões da saúde, incluindo descumprimento ao ato médico, más condições de trabalho, violência de qualquer natureza e demissão e substituição de médicos brasileiros por médicos do Programa Mais Médicos, entre outras. As denúncias podem ser encaminhadas para o e-mail prerrogativas@cremesp.org.br.

    Alertou ainda para que os médicos, especialmente os jovens nativos digitais, não postem imagens de pacientes em redes sociais ou aplicativos de grupos fechados de médicos, evitando assim o vazamento de dados, o que fere o sigilo médico. Para esclarecer essa questão, o Cremesp editou a publicação online Guia das Boas Práticas nas Redes Sociais para Médicos, com recomendações úteis e práticas. 

    Esta foi mais uma rodada da iniciativa que visa aproximar a autarquia dos médicos de todo o Estado, visando auxiliá-los em suas demandas profissionais e, quando necessário, encaminhar as questões apresentadas. A ação já foi realizada no Hospital Pio XII, de São José dos Campos; Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto; Santa Casa de Misericórdia, de Franca; Hospital de Amor Infanto-Juvenil, de Barretos; Hospital Vera Cruz e Hospital Municipal Dr. Mario Gatti, de Campinas; e Hospital Nossa Senhora de Fátima, de São Caetano do Sul.

    Confira as fotos do evento    

    Fotos: Osmar Bustos


    Este conteúdo teve 61 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 335 usuários on-line - 61
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.