Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    07-02-2023

    Evento FMUSP

    Ministra da Saúde fala aos médicos e à comunidade acadêmica

    Em visita à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), a ministra da Saúde, Nísia Verônica Trindade Lima, foi recepcionada em encontro que contou com a presença do secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Eleuses Paiva, do reitor da Universidade de São Paulo, Carlos Gilberto Carlotti Junior, da diretora da FMUSP, Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, de pró-reitores, diretores e vice-diretores de unidades da USP, demais autoridades da saúde e convidados. O diretor 1º secretário do Cremesp, Angelo Vatimo, marcou presença representando a presidente Irene Abramovich.

    Primeira mulher a comandar a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a chefiar o Ministério da Saúde (MS), em seu discurso Nísia destacou o papel especial da Ciência e da Educação para a retomada do papel do Ministério da Saúde (MS), tendo como meta a valorização da Ciência e o fortalecimento do SUS. “O Ministério da Saúde tem como linha de condução recuperar a capacidade de coordenação nacional, visando à garantia do acesso e ao aperfeiçoamento do atendimento à saúde para a população mais pobre”, afirmou.

    Ela falou ainda sobre o desafio de recuperar as altas taxas de cobertura vacinal, equivalentes aos da época em que o País detinha um programa de excelência de imunização, que completa 50 anos neste ano. “Conclamamos a comunidade acadêmica a integrar um movimento nacional pela vacinação no País”, pontuou. 
    A ministra também ressaltou a importância das universidades e da Secretaria de Ciência e Inovação do MS para a realização de um trabalho cooperativo e de integralidade na área da saúde. “A produção de conhecimento terá de ser central nesse processo, pois o País convive com novos desafios que têm impacto nas condições de saúde, como as mudanças climáticas, e outros que já deveriam ter sido superados, como as questões ligadas a doenças evitáveis.”

    Para Vattimo, a atuação do Conselho é condizente com os objetivos a que a ministra apresentou para a área da Saúde. “O Cremesp trabalha sempre em prol da evidência científica e da Ciência. Isso é inalienável em sua condição de entidade fiscalizadora da atividade médica”, comentou. 

    “Também defendemos a boa prática médica e o fortalecimento do SUS, com uma assistência global e inclusiva. Mas deve-se sempre observar o cumprimento das leis, principalmente no que se refere à Lei do Ato Médico”, afirmou Vattimo, referindo-se à atuação de profissionais que não tinham sua situação legalizada perante os órgãos responsáveis e à legislação do País, como ocorrido na primeira edição do Programa Mais Médicos. “Disso não abrimos mão”, enfatizou.
     

    Fotos: Osmar Bustos


    Este conteúdo teve 26 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 485 usuários on-line - 26
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.