Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    08-07-2022

    Turma da Unisa

    Entrega de carteiras a recém-formados tem palestras sobre atividades do Conselho, ética e carreira

    Os recém-formados pela Universidade de Santo Amaro (Unisa) receberam suas carteiras de médicos em evento que contou com palestras sobre ética profissional, atividades dos Conselhos de Medicina e carreira na Medicina. Realizado na sede do Cremesp, em 7 de julho, o evento teve a participação da presidente da instituição, Irene Abramovich; do 1º secretário, Angelo Vattimo; do diretor tesoureiro, Pedro Sinkevicius Neto; do conselheiro Mário Martinez Filho; e da delegada superintendente Adjunta da Regional Norte, Sílvia Jaldin.  Vattimo, Sinkevicius, Martinez e Jaldin são ex-alunos da Unisa.  A mesa contou ainda com a participação dos professores da Unisa, Elias Jirjoss Ilias e Diego Garcia, respectivamente patrono e padrinho da turma; além do representante dos recém-formados, Caio Vinícius Fonseca.  

    A presidente do Cremesp parabenizou os formados pela entrada na profissão. “Eu tenho 55 anos de formada e, se olhasse para trás, não mudaria de profissão, um minuto sequer”, afirmou. “E não sou eu apenas, médico não abandona ou muda de profissão, continua trabalhando até o fim da vida”, completou.  Ela falou, ainda, sobre o papel da Residência Médica no sistema de saúde do País, aconselhando os recém-formados a buscarem especialização em áreas nas quais há necessidade de profissionais no Brasil. A presidente do Cremesp explanou sobre o adequado preenchimento do prontuário; e também alertou aos novos médicos em relação aos cursos de curta duração, que oferecem “título” de “habilitação”, mas não possuem embasamento técnico-cientifico ou reconhecimento como especialização.    

    Sinkevicius discorreu sobre as funções do Conselho de Medicina, lembrando que a lei que instituiu o órgão no Brasil foi assinada, em 1957, por um presidente da República que era médico: Juscelino Kubitschek.  O diretor tesoureiro fez um breve relato sobre as atividades cartoriais, regulamentadoras, fiscalizatórias e judicantes do Cremesp. “Nós, oficialmente, temos poder de julgar o médico, avaliar uma queixa e dar toda a sequência formal às denúncias registradas no Conselho”, afirmou   Sinkevicius, ao explicar como são conduzidas as sindicâncias e processos na Casa. 

    Angelo Vattimo explanou sobre ética na carreira médica, com destaque para a regulamentação referente à publicidade e divulgação de assuntos médicos. Também abordou os cuidados para o adequado preenchimento do prontuário médico. Ao final, aconselhou os novos profissionais a conduzirem suas carreiras com honestidade. “Nós temos que ser honestos conosco e com os pacientes”, afirmou ele.    

    O evento contou ainda com a palestra “Próximos passos após a formatura”, ministrada pelo professor da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Fernando Bacal, diretor do Núcleo de Transplantes do InCor da mesma instituição. Ex-aluno da Unisa, Bacal também é professor Faculdade de Medicina do Hospital Albert Einstein, entre outros cargos. Já a palestra “Gestão da própria carreira” foi ministrada pela médica Goldete Priszkulnik, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Auditoria Médica, entre outros cargos.

    Confira as fotos do evento. 

    Foto: Osmar Bustos


    Este conteúdo teve 17 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 293 usuários on-line - 17
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.