Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 22-10-2021
    Cuidados Paliativos
    Qualidade e Segurança do Paciente
  • 22-10-2021
    Edição n° 96
    “A pandemia da pandemia” é tema da nova edição da Ser Médico
  • 20-10-2021
    Nova publicação
    Cremesp lança boletim especial sobre as ações judiciais
  • 19-10-2021
    Novo serviço
    Cremesp disponibiliza gratuitamente aos médicos de São Paulo a Medline Complete
  • Notícias


    16-08-2021

    Evento

    Cremesp promove Fórum sobre Impactos e Complicações em Procedimentos Estéticos

     

    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) promove, no próximo 28 de agosto, o Fórum sobre Impactos e Complicações em Procedimentos Estéticos. 

    O evento on-line terá, em sua abertura, presença de Irene Abramovich – Presidente do Cremesp, Maria Alice Scardoelli - Vice-Presidente do Cremesp, Angelo Vattimo – 1º Secretário do Cremesp, Maria Camila Lunardi - 2ª secretária do Cremesp e Mario Luiz Sarrubbo - Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público Estado de São Paulo.

    A médica Irene Abramovich, presidente do Cremesp, avalia o cenário atual com muita preocupação. "Qualquer procedimento invasivo requer muitos anos de estudos e prática. Além da publicidade indevida nas redes sociais, a indústria da beleza e a falta de conhecimento técnico levam a população a acreditar em transformações e promessas de resultados que muitas vezes podem custar a própria vida de quem se arrisca entregando-se a mãos não habilitadas", comenta.

    Para Dênis Calazans, da SBCP, a especialização médica é essencial para a realização de procedimentos que parecem simples, porém com riscos complexos, como os chamados minimamente invasivos. "O Brasil vive uma ‘ditadura da beleza’, onde uma incessante busca pelo belo, faz dos pacientes, permanentes buscadores de tratamentos oferecidos como promessas de soluções milagrosas; e de outro lado há um mercado de produtos, tratamentos e profissionais de toda sorte. Ocorre que nesta babel da estética, estão armadilhas perigosas como promessas falaciosas, profissionais não qualificados, produtos de baixa qualidade e tratamentos sem efeito. 

    Procedimentos estéticos mesmo não sendo tão invasivos como uma cirurgia, podem ter consequências graves quando utilizados por não médicos ou médicos sem título de especialista”, avalia.

    De acordo com a dermatologista Eliandre Palermo, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia regional São Paulo, o acesso cada vez mais fácil aos insumos, por parte até mesmo de não médicos, e a publicidade desenfreada nas mídias sociais é outro fator que colabora para a propagação destes tratamentos de risco, realizados atualmente por um numero cada vez maior de profissionais não médicos. 

    Outra área afetada pela realização inadequada de procedimentos considerados estéticos é a Angiologia e Cirurgia Vascular. Segundo Armando Lobato, da SBACV, intervenções como escleroterapia de varizes, popularmente conhecidas como "aplicação de vasinhos", devem ser feitas por médicos especializados, pois podem resultar em graves complicações. 

    A programação abordará um panorama sobre o aumento e a gravidade de complicações em procedimentos estéticos, além de debater questões como a publicidade nas redes sociais e a indústria médica. Também será discutida a proliferação de cursos rápidos, focados no mercado de formação de não médicos, para atuação em procedimento estéticos invasivos e até cirúrgicos, representando alto risco para a população. 

    O Fórum será transmitido ao vivo, das 9h às 13h30. Os médicos interessados em participar deverão enviar e-mail para eventos@cremesp.org.br, solicitando inscrição para ter acesso gratuito ao evento. 

    Confira a programação completa aqui.


    Este conteúdo teve 88 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2021 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 166 usuários on-line - 88
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior