Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • Notícias


    28-05-2021

    Nova publicação

    Biotecnologia é o tema da nova edição da Ser Médico

    A nova edição da revista Ser Médico, n° 94, produzida pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), já está disponível no site, tendo, como protagonista, a Biotecnologia, campo da ciência que está mudando diagnósticos, tratamentos e prevenção de doenças. Entre os destaques, uma retrospectiva da revolucionária descoberta do DNA; as terapias gênicas, que já tratam diversas enfermidades, e o RNA como fronteira biológica, exemplificado pelas vacinas de mRNA contra a Covid-19.

    O imunizante AstraZeneca, da Oxford, foi pauta da entrevista com a médica Lily Yin Weckx, coordenadora do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) — órgão que integra o grupo de centros de estudos especializados que ajudaram no desenvolvimento da vacina. Na conversa, a especialista comentou sobre as dificuldades técnicas que encontrou e relatou sua experiência em coordenar a equipe do Crie na empreitada contra o novo vírus.

    Em "Medicina no mundo", diversas questões atreladas à pandemia são debatidas, como as estratégias dos países que já estão flexibilizando as medidas preventivas de isolamento, como Austrália e Israel, e os obstáculos relativos à imunidade de rebanho, alcançável com altas taxas de vacinação.

    A história da médica e escritora Judith Nogueira, responsável por ganhar o Prêmio Jabuti — o mais tradicional voltado à obras literárias —, é relatada na parte de "Hobby" dessa edição. Os desafios para conciliar a Medicina com a escrita e a forma com que suas experiências na área médica contribuíram com suas histórias são alguns dos eixos abordados na matéria.

    A publicação traz ainda reflexões sobre a importância dos médicos emergencistas, principalmente durante a pandemia, e curiosidades referentes à gastronomia molecular, que vem ganhando cada vez mais destaque por seus inusitados pratos.

    Acesse a versão online da revista, na íntegra, em: http://www.cremesp.org.br/library/modulos/flipbook/revista/94/index.html


    Este conteúdo teve 24 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 325 usuários on-line - 24
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.