Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    18-08-2020

    Evento

    Cremesp debate ética médica e responsabilidade civil no 1º Congresso Webhall da EPM

    "Ética e responsabilidade civil em épocas de Covid-19" foi o tema central da palestra ministrada virtualmente pela presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Irene Abramovich, em 12 de agosto, durante o 1º Congresso WebHall, promovido pela Escola Paulista de Medicina (EPM).

    Em sua explanação, Irene ressaltou o fato de que o mundo está vivendo um momento atípico, que vêm modificando a vida dos cidadãos como um todo e influindo fortemente nas práticas médicas. "O futuro é muito imprevisível quando falamos do novo coronavírus, mas é certo que a relação médico-paciente continuará. Por isso, é imprescindível que saibamos a história de vida do assistido e que continuemos oferecendo um atendimento humanitário", comentou.

    A politização da conduta médica foi apontada pela presidente do Conselho como um dos principais problemas decorrentes da pandemia. Abramovich reiterou que a Medicina deve sempre basear-se na ciência e na autonomia do médico e do paciente, de modo que as decisões referentes aos medicamentos e tratamentos sejam acordados entre ambos, sempre que possível, e norteadas pelas evidências científicas.

    A educação médica também foi destacada como alvo de grande preocupação. "Não é possível ensinar Medicina por vídeochamada, uma vez que há matérias que são eminentemente práticas. O contato com o assistido é primordial para o desenvolvimento de uma relação de respeito e confiança mútua entre o médico e o paciente", apontou. Disse, ainda, que é preciso estabelecer um diálogo com os estudantes futuramente, de modo que seja possível compreender como está o desenvolvimento do curso, para que eventuais medidas possam ser tomadas, sem que o aprendizado seja prejudicado.

    Mesmo com os inúmeros percalços decorrentes do novo coronavírus, para Irene, a pandemia trouxe algumas melhorias em termos estruturais, principalmente no que se refere ao Sistema Único de Saúde (SUS). "A covid-19 fez com que fossem criados diversos leitos de UTIs, que já estavam em falta anteriormente, e resultou no renascimento do SUS, que está sendo essencial no atendimento dos infectados".

    A presidente do Cremesp finalizou sua apresentação reforçando que a Medicina é alicerçada na ética, e que esta, portanto, deve estar sempre presente em todas as condutas do profissional. Irene também lamentou a imprevisibilidade da doença, que representa um enorme desafio aos médicos, aos pacientes e seus familiares, e respondeu dúvidas dos participantes presentes.
     


    Este conteúdo teve 3 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 320 usuários on-line - 3
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.