Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    30-06-2020

    Câmara dos Deputados

    Cremesp pede urgência na votação de PL que torna mais rígida pena por atos de violência contra médicos

    O Cremesp solicitou aos 71 deputados federais pelo Estado de São Paulo e ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que coloquem em regime urgência a votação do Projeto de Lei nº 6.749/16, que agrava a pena para quem cometer atos de violência contra profissionais da saúde. Por meio de ofício encaminhado aos parlamentares, nos dias 28 e 29 de junho, o Conselho ressalta que acompanha com “extrema preocupação o aumento de atos de violência contra profissionais de saúde, com danos cada vez mais graves”. Para o Cremesp, os profissionais de saúde estão sendo vítimas de uma “epidemia de violência”. 

    Assinado pela presidente do Conselho, Irene Abramovich, o documento observa que “a pandemia de coronavírus evidenciou o quanto esses profissionais se dedicam e arriscam suas próprias vidas para salvar os doentes. Eles precisam ser valorizados, mas, em vez disso, convivem diariamente com o temor da violência crescente”.
     
    O Cremesp vem solicitando medidas pontuais às autoridades e aos gestores para mitigar os problemas, mas reforça que os casos não podem mais ser tratados como episódios isolados. Estudo realizado em 2017, conjuntamente, pelo Cremesp e o Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren-SP), revelou que sete em cada 10 profissionais já vivenciaram alguma situação de agressão. Além de lidar, muitas vezes, com a falta de estrutura adequada, os profissionais precisam se preocupar, cada vez mais, com a sua segurança no ambiente de trabalho.  

    PL nº 6.749/16 (ao qual foi apensado o de nº 7.269/2017), já passou por análise das comissões e, desde o início deste ano, está pronto para ser votado pelo Plenário da Câmara dos Deputados.  A aprovação da proposta trará um expediente legal importante para a segurança dos profissionais no desempenho de suas funções em prol da saúde da sociedade. 

    Rio Grande do Sul
    O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul (SIMERS)  também vem fazendo uma campanha em favor  da aprovação da proposta na Câmara dos Deputados e tem buscado mobilizar a bancada de deputados daquele estado. A mobilização dos médicos gaúchos foi impulsionada após uma agressão a uma médica em Pelotas. O SIMERS se reuniu com o Cremesp em 22/06/2020 para alinhar as iniciativas das duas entidades. 

    Acesse aqui o documento enviado pelo Cremesp.


    Este conteúdo teve 26 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 286 usuários on-line - 26
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.