Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • Notícias


    25-11-2019

    Ética e Bioética

    Conselho se reúne com representantes de Comissões de Ética Médica da Grande São Paulo



    As especificidades na atuação das Comissões de Ética Médica (CEM) como prepostos do Cremesp nas instituições de saúde foram apresentadas durante reunião no dia 23 de novembro, na sede do Conselho. Participaram cerca de 60 representantes de instituições da Grande São Paulo no evento do Centro de Bioética do Cremesp. 

    Na abertura da reunião, Mario Jorge Tsuchiya, presidente do Conselho, enfatizou a importância das Comissões, em especial, sua função educativa junto ao corpo clínico. Além desta, as CEM têm os papéis de investigar o teor das queixas que chegam ao seu âmbito – com a vantagem de estar próxima de onde o fato ocorreu; e de fiscalizar o correto exercício ético da profissão em sua área de abrangência. 

    Coube aos componentes do Grupo de Apoio às CEM (Gacem) ministrar palestras a dezenas de presidentes de CEM presentes – entre os quais, vindos de instituições de São Bernardo do Campo, Atibaia, Franco da Rocha e Mairiporã – sobre o funcionamento das Comissões. “O que o Cremesp espera é proatividade, e que seus participantes atuem com bom senso e boa capacidade de diálogo”, pontuou o delegado superintendente de Bauru, Fábio Sgarbosa. 

    Apuração interna
    Na ocasião, foi divulgado um novo serviço do Cremesp às CEM, um registro online de abertura de apuração interna (antigo “expediente”) que pode ser feito por meio da Área do Médico no www.cremesp.org.br, facilitando o trabalho dos membros dessas instâncias.

    O serviço será disponibilizado a partir do dia 25 de novembro.  O Registro de Abertura da Apuração Interna contém campos como número da apuração, denunciante e sua categoria (médico? paciente?); descrição sumária da queixa e membro responsável pela apuração na CEM. 

    Os formulários organizam e agilizam a análise das queixas que chegam as CEM e facilitam a preparação do relatório semestral sobre as denúncias (inclusive, arquivadas), a ser encaminhado ao Cremesp. 

    O rito da apuração interna nas CEM foi explicado pelo delegado Jarbas Simas, superintendente da Delegacia Regional da Zona Norte do Cremesp.  “Uma boa apuração deve ter brevidade, clareza, coerência e imparcialidade. Por isso, um membro de CEM deve se declarar impedido se o denunciado for, por exemplo, amigo, inimigo e/ou tiver laços familiares”, detalhou. 

    Além de Sgarbosa e Simas, fazem parte do Gacem os diretores do Cremesp Angelo Vattimo, Irene Abramovich, Maria Alice Saccani Scardoelli e Rodrigo Costa Aloe; a conselheira Maria Camila Lunardi; e os delegados do Cremesp, Flávio Dantas, Isabela Maria Isoldi de Moraes Curi, Jorge Adalberto Dib, Jorge Yutaka Inoue, Gérson Mazzucato e Luis Carlos Arcon.

    Este foi o segundo encontro do Gacem. O primeiro evento abarcou presidentes de CEM na Capital e foi realizado em 5 de outubro de 2019. Ambos contaram com a presença de Angelo Vattimo 1º secretário da Casa, que, entre outros pontos, lembrou que “a maioria das denúncias chega diretamente ao Cremesp”. Portanto, um bom lugar para uma busca ativa de CEM sobre insatisfações dos pacientes em relação ao atendimento é na Ouvidoria da instituição. 

     


    Este conteúdo teve 9 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 463 usuários on-line - 9
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.