Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 14-11-2019
    Regionais
    Médicos com mais de 50 anos de profissão são homenageados pelo Cremesp em Araçatuba
  • 13-11-2019
    Enade
    Alunos de Medicina encaminham propostas ao MEC e CFM para antecipar colação de grau e inscrição profissional
  • 13-11-2019
    Economicidade
    Cremesp substitui compra por locação de frota de automóveis para melhor eficiência no atendimento às demandas da autarquia
  • 12-11-2019
    Roda de Conversa com o Presidente
    Cremesp discute problemas enfrentados pelos 3.640 médicos da região de Presidente Prudente
  • Notícias


    31-10-2019

    Evento

    Cremesp participa de palestras sobre peculiaridades jurídicas e campo de atuação do Direito Médico

    Os cuidados jurídicos com a carreira médica foram alvo do encontro Iniciando a Advocacia no Direito Médico, promovido pela Subseção Santo Amaro da Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo (OAB-SP), no dia 30 de outubro. O Cremesp contribuiu com o evento com explanações de seus diretores sobre o funcionamento de suas áreas cartorial, judicante e de fiscalização.

    Lyane Cardoso Alves, diretora coordenadora do Departamento Jurídico do Cremesp, abordou as atribuições dos advogados que atuam no Conselho, lembrando aos presentes que os votos nos julgamentos são feitos por um colegiado de não operadores do Direito. E que, por isso, os advogados devem se atentar aos termos e esclarecimentos necessários para a condução dos casos.

    Em sua palestra, o diretor 1º secretário, Angelo Vattimo, explicou que a atual gestão do Cremesp tem como uma de suas metas reduzir o número de sindicâncias por meio da conscientização, de modo que os médicos não sejam denunciados por queixas inconsistentes. E para isso, foi criada a Câmara de Juízo de Admissibilidade, para onde são submetidas as queixas de médicos, representantes de empresas médicas, sociedades médicas, órgãos de administração pública e sociedade civil em geral, após o cumprimento do rito de protocolo e recebimento pela seção de Sindicâncias. A ação possibilitou reduzir cerca de 40% da tramitação das sindicâncias desde abril deste ano. “Essa análise prévia possibilita economia de tempo e recursos do Cremesp e prioriza denúncias que apresentem consistência”, disse Vattimo.

    Ele ressaltou que o Direito Médico tem peculiaridades processuais e enfatizou a importância de os advogados terem essa especialização. “E se o advogado não tiver estagiado ou tido essa experiência anterior, o ideal é que faça parceria com um colega que já conhece essa área”, recomendou Lisandra Cristiane Gonçalves, presidente da Subseção Santo Amaro da OAB-SP.

    O assessor do Cremesp e presidente da Comissão de Direito Médico, Carlos Magno Michaelis, foi responsável pela coordenação do evento voltado a médicos e advogados, juntamente com Gustavo Diaz da Silva Rosa, coordenador da Comissão de Cultura e Eventos, ambos da OAB-Santo Amaro.

    Palestras técnicas

    Os presentes puderam assistir a palestras técnicas sobre Direito Médico proferidas por Cesar Marcos Klouri, professor emérito das Faculdades Metropolitanas Unidas; Raul Canal, presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem); e José Jaime do Valle, professor de Direito Médico. De acordo com Canal, há cerca de 2,8 milhões de processos relacionados à Saúde e 900 mil pacientes em filas de cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E ainda 108 mil ações alegadas como “erro médico”, o que significa que, pelo menos 22% dos médicos estão respondendo processo ou precisam de um advogado, demostrando, segundo ele, o vasto campo de atividade nesta área do Direito.

     


    Este conteúdo teve 658 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 227 usuários on-line - 658
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior