Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • Notícias


    02-08-2019

    Exercício ilegal da Medicina

    Cremesp aciona Justiça e impede a realização de cursos sobre falsos tratamentos que invadem prerrogativas da Medicina

    Em defesa da boa prática médica e para combater o exercício ilegal da profissão, o Cremesp vem impedindo, pelas vias judiciais, a realização de cursos e divulgação de falsos tratamentos feitos por dentistas, em total afronta às leis do Ato Médico.

    Após tomar conhecimento de divulgação nas redes sociais de condutas privativas da Medicina e de práticas sem reconhecimento científico – como técnicas de modulação hormonal e a harmonização orofacial –, o Conselho tem enviado ofícios ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP), solicitando a apuração dos fatos.

    “O Cremesp considera que a reposição hormonal não apenas é ato estritamente médico, mas também tem indicações clínicas específicas, que seguem protocolos estabelecidos. Por isso, está atento à prática de métodos não científicos, que colocam em risco a saúde da população”, afirma o coordenador da Assessoria de Comunicação, Edoardo Filippo de Queiroz Vattimo.

    Em março, após obter liminar, o Cremesp vetou a atuação do dentista Marco Antonio Botelho Soares – que se intitula criador da técnica de modulação hormonal com nanopartículas, para cura de doenças graves – de ministrar cursos em São Paulo.

    Mesmo com a decisão judicial, recentemente, o profissional programou, para os dias 21 de junho e 27 de julho, um novo treinamento, desta vez sobre "hormônios esteroides". O Conselho paulista recorreu à Justiça Federal, que determinou que o dentista se "abstenha de ministrar ou divulgar quaisquer outros cursos relativos à temática de hormônios, sob pena de multa de R$ 5 mil por cada dia de descumprimento".

    Ainda assim, Botelho tentou, reiteradas vezes, promover palestras e cursos sobre o tema em diversos Estados, como Santa Catarina e Ceará. 
    Mas o Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec) e o Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC), em parceria com o Cremesp, conseguiram impedir judicialmente a realização de novos treinamentos pelo dentista.

    Combate ao charlatanismo

    Em outra iniciativa de combate ao charlatanismo e de divulgação de conceitos enganosos em saúde, o Cremesp enviou ofício à Promotoria de Justiça de Minas Gerais e ao Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) pedindo providências sobre a realização da palestra de modulação hormonal com nanopartículas pela dentista Patrícia Regina Melo Souza Guimarães, nos dias 15 e 16 de julho.

    Também decidiu oficiar o Conselho Federal de Odontologia (CFO), solicitando a suspensão da portaria CFO-SEC-86, de 12 de junho de 2019, que cria a Comissão Especial de Avaliação para análise de pedidos de registros para a especialidade de Harmonização Orofacial.

    Criminalização das atividades

    O CFO tem permitido e criado resoluções que violam o que está definido na Lei do Ato Médico, mesmo que as atividades permitidas contrariem frontalmente disposições de normas legais de uma lei federal. 

    “Como a Justiça tem conferido positividade às nossas liminares, em respeito à lei federal, há um reconhecimento inequívoco do exercício ilegal da Medicina, e os não médicos têm de temer a criminalização estampada em lei”, alerta Vattimo.

    Veja mais: 

    Falsos tratamentos

    Justiça cancela cursos de dentista sobre hormônios esteroides atendendo a pedido do Cremesp

    Portaria

    Cremesp contesta decisão do CFO de registro à especialidade em Harmonização Orofacial a dentistas

    Ato médico

    Cremesp oficia Crosp por dentista que exerce ilegalmente a Medicina com realização de procedimentos estéticos

    Modulação hormonal

    Ofício encaminhado à Promotoria de Justiça e ao CRO-MG pede providências sobre prática irregular de dentista

    Liminar

    Alinhamento entre Conselhos de Medicina e Odontologia veta curso de “modulação hormonal” que seria ministrado por dentista

    Decisão judicial

    Justiça acata ação do Cremesp e impede dentista de divulgar e ministrar curso sobre modulação hormonal

    Ato médico

    Cremesp notifica Ministério Público e Conselhos de Odontologia pela prática ilegal da Medicina por profissionais não médicos
     


    Este conteúdo teve 20 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 253 usuários on-line - 20
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.