Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-07-2019
    Anuidade
    Plenária do CFM contraria decisão dos Regionais e não amplia critérios de descontos para PJ
  • 15-07-2019
    Nota de pesar
    Faleceu o cardiologista e delegado do Cremesp em Osasco Paulo Cesar Margarido Pucci
  • 15-07-2019
    Revalida
    Cremesp pede apoio ao Itamaraty para averiguação de documentos de profissionais formados no exterior
  • 15-07-2019
    Expediente
    Central de Atendimento Telefônico do Cremesp tem novo horário de funcionamento
  • Notícias


    22-03-2019

    Defesa profissional

    ABORL-CCF discute com Cremesp proposta de pacotização de consultas e exames

    A pacotização de consultas com exames, imposta aos médicos por alguns convênios de saúde, assim como as medidas judiciais contra as intervenções médicas realizadas por enfermeiros e dentistas e os impactos da Telemedicina na especialidade da Otorrinolaringologia foram temas da reunião entre representantes da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e o Cremesp. O presidente da entidade, Luiz Ubirajara Sennes; o diretor primeiro vice-presidente Geraldo Druck Sant’Anna; e o secretário do Comitê de Defesa Profissional, Alexandre Hamam, foram recebidos na sede do Cremesp pelo presidente, Mario Jorge Tsuchiya, e pela conselheira Regina Maria Marquezini Chammes, na tarde deste dia 22 de março.

    Sennes manifestou sua preocupação em relação a uma ação da Sul América Saúde visando promover a “pacotização”, ou seja, fornecer uma única remuneração envolvendo consultas e procedimentos realizados em consultório. “O convênio obrigou os médicos a aderirem sob o risco de descredenciamento. Mas, no caso da Otorrinolaringologia, os exames geralmente são realizados por fonoaudióloga, o que dificulta a inclusão desses procedimentos junto com a consulta”, afirmou. Em conjunto com a Associação Médica Brasileira (AMB), a ABORL-CCF entrou na Justiça para prorrogar o prazo. Embora o juiz não tenha concedido liminar, a Sul América voltou atrás temporariamente e se comprometeu a negociar individualmente com os médicos.

    De acordo com Sant’Anna, essa prática aconteceu com médicos de São Paulo e Minas Gerais, iniciando pelos oftalmologistas, especialidade em que houve muitos descredenciamentos. “Comunicamos que iríamos consultar os Conselhos Regionais de Medicina e agendamos reunião com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no dia 16 de abril”, comentou.

    Apoio

    Tsuchiya recomendou que a ABORL-CCF elabore uma contraproposta concreta à seguradora. “A ABORL-CCF tem o apoio do Cremesp, que atua como guardião da boa Medicina. Parece que, da mesma forma que os convênios foram contrários aos honorários médicos, acusando-nos de corporativismo, há uma tendência de cartelização por parte dos convênios”, analisou.

    Quando questionado se o médico comete infração ao aceitar a pacotização, Tsuchiya lembrou que seria antiético apenas se o valor fosse considerado “vil”.

    A ABORL-CCF abriu um canal de ouvidoria, que também recebe denúncias — que podem ser anônimas — de médicos sobre negociações com planos de saúde. A conselheira Regina sugeriu que a ABORL-CCF também encaminhe casos para apuração da viabilidade técnica da negociação pelo Cremesp. 


    Foto: Osmar Bustos
     


    Este conteúdo teve 1463 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    Delegacia da Vila Mariana:
    Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
    Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 480 usuários on-line - 1463
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior