Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 19-04-2024
    Formação médica
    Cremesp pede a revogação imediata do decreto sobre a CNRM
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • Notícias


    05-02-2019

    Bolsa de Bioética

    Alunos de Medicina apresentam ao Cremesp resultados finais de seus projetos de pesquisa

    Os resultados finais dos projetos de pesquisa em Ética Médica e Bioética de estudantes de Medicina contemplados pelo Cremesp em 2018 foram apresentados no plenário da entidade em 25 de fevereiro. Marcaram presença 19 dos vinte participantes desta edição do programa, orientadores e familiares, Max Grinberg, professor de Bioética que coordenou a atividade, além de Daniel Kishi, coordenador das Delegacias do Interior, e Flávio Dantas, delegado da sede.

    Estudantes de Medicina que participaram do Programa de Bolsas em Ética Médica e Bioética e trouxeram resultados em 05 de fevereiro 

    Os temas escolhidos pelos bolsistas foram diversos variados, dentro do espectro da Bioética. “Os temas foram importantes por estimularem o campo da pesquisa”, ressaltou o professor Grinberg. Incluíram desde dilemas éticos na assistência humanizada a pacientes transgêneros e o reconhecimento da identidade de gênero como fator ético significativo no atendimento; até os riscos à saúde mental e física aos alunos de Medicina, entre os quais, os trazidos por depressão, doenças sexualmente transmissíveis e uso abusivo de drogas.

    A bolsista Fernanda Yukari pesquisou a prevalência de quadro depressivo entre estudantes de medicina 

    Outros assuntos atuais foram destacados durante o encontro, como a inserção do aplicativo Whatsapp no âmbito da relação médico-paciente, apresentação que resultou em intervenções dos presentes em relação ao custo-benefício da ferramenta no contexto de saúde e à garantia do sigilo das informações dos atendidos. O responsável por tal projeto, o aluno Kelvin Yokota, da Faculdade Santa Marcelina, expressou o que vários colegas estavam sentindo. “Foi uma experiência enriquecedora vir até o Cremesp e conhecer outras pessoas e outros projetos”. 

    Por sua vez, a estudante Leticia Liege, do Centro Universitário Nove de Julho (Uninove) – que debruçou-se sobre o tema conflitos éticos na revelação do diagnóstico ao paciente –, considerou a pesquisa essencial para sua futura carreira. “Foi um projeto que atendeu a todas as minhas expectativas. O incentivo recebido do Cremesp propiciará a continuidade ao trabalho e a produção dos melhores resultados possíveis”.

    Adriana Kurdejack abordou os dilemas do limite da viabilidade em recém-nascidos prematuros

     

    Universidades
    Na edição de 2018, além das já mencionadas escolas, estiveram representadas a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ─ Sorocaba; Faculdade de Medicina do ABC; Centro Universitário Barão de Mauá; Universidade Mogi das Cruzes; São Leopoldo Mandic; Faculdade das Américas; Fundação Educacional do Município de Assis; Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Centro Universitário de Votuporanga; Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo; Faculdade de Medicina de Jundiaí; Universidade Anhembi Morumbi; Universidade Cidade de São Paulo; Universidade Estadual Paulista; Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Universidade São Francisco; e Faculdade de Medicina de Marília.

    A lista completa, com o nome dos alunos, as respectivas universidades, orientadores e os temas dos trabalhos podem ser conferidos no site do Centro de Bioética.

     

    O Programa
    Coordenado pelo Centro de Bioética do Cremesp e vigente desde 2001, o Programa de Bolsas para Estudantes é destinado a alunos do 2º ao 5º ano de Medicina – ou cursando do 3º ao 10º semestre – de todas as faculdades regulares com o MEC. As pesquisas devem versar sobre o tema “Ética Médica” e “Bioética”.


    Atenção: A edição 2019 tem inscrições abertas até o dia 15 de fevereiro. Saiba mais clicando aqui.

     

    Fotos: Osmar Bustos e Bruna Gabrielle


    Este conteúdo teve 14 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 342 usuários on-line - 14
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.