Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 22-02-2019
    Telemedicina
    CFM atende solicitação do Cremesp e demais regionais e revoga a Resolução 2.227/2018  
  • 19-02-2019
    Ensino
    Alunos da Unoeste recebem Código de Ética de Estudantes de Medicina em Presidente Prudente
  • 14-02-2019
    Solenidade
    Criado mutirão no Cremesp para entrega de carteiras para médicos recém-formados
  • 14-02-2019
    Telemedicina
    Aberto canal para recebimento de sugestões sobre a resolução nº 2.227/2018
  • Notícias


    14-01-2019

    Ser Médico

    Revista acompanha as mudanças realizadas pela nova gestão do Cremesp


    A nova gestão do Cremesp (2018-2023) lança nesta semana a sua primeira edição da revista trimestral Ser Médico, editada há 20 anos pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). Seguindo as propostas de mudanças do novo corpo de conselheiros, a edição recente apresenta uma grande mudança de linha editorial e projeto gráfico.

    Graficamente, a publicação está mais moderna e visualmente mais leve e objetiva, incluindo infográficos e linhas do tempo para enriquecer as matérias e deixar sua leitura mais fluida. 

    Quanto à nova linha editorial, o diretor do Departamento de Comunicação do Cremesp, Edoardo Filippo de Queiroz Vattimo, explica, no editorial, que a meta é divulgar temas de ampla discussão na sociedade, ajudando a subsidiar a categoria no exercício diário da prática médica e no combate à desinformação e a proliferação de fake news. “Já nesta edição apresentamos o tema Vacinas, bastante atual e cujo esclarecimento de dúvidas e mitos depende dos médicos, principalmente em decorrência dos riscos à saúde pública provocados pela queda na cobertura vacinal e pelo aparecimento de militância anti-vacinação.”

    A reportagem aborda desde o aspecto histórico da vacinação até uma detalhada análise da cobertura vacinal no Brasil nos últimos anos, realizada por Marta Heloisa Lopes e Ana Marli Christovam Sartori, professoras doutoras associadas do Depatamento de Moléstias Infecciosas e Parasitarias da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Além disso, traz uma perspectiva futura para este importante campo da Medicina, elaborada pelo prof. dr Esper Georges Kallás, descrevendo as novas pesquisas que apresentam um panorama promissor.

    “A seção Entrevista contará com médicos que se destacaram no cenário paulista, nacional e internacional, para compartilhar suas trajetórias com nossos leitores, a exemplo, neste número, dos quase centenários Manlio Napoli e Walter Bloise, e Arrigo Raia, de 106 anos. A Crônica passará a ser escrita e ilustrada por médicos, para que relatem experiências que os marcaram no dia a dia da profissão, como o tema desta edição, que trata da comunicação de notícias ruins a familiares, experiência que praticamente todo médico um dia já vivenciou”, afirma EdoardoVattimo.

    Na segunda metade da revista, acrescenta o diretor de Comunicação, serão divulgados temas culturais e artísticos, turismo e hobby de médicos, além de nova seção trazendo uma agenda cultural, visando a contribuir com a ampliação de horizontes do médico, que muitas vezes se perde em rotinas de plantões e estudos. As novas seções de Tecnologia e Internacional trarão conteúdo aplicado à Medicina, como o desta edição, que aborda a importância do combate às fake news na Saúde. A seção de Cartas será ampliada e, para tanto, os médicos estão sendo convidados a escrever notas e comentários sobre as matérias veiculadas.

    O Cremesp reitera, assim, seu compromisso com iniciativas que promovam o
    debate técnico e científico, estimulem a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias e, com esta edição, busca promover esforços para reverter a recente queda nos índices de cobertura vacinal no Brasil.“Esperamos assim fortalecer a Ser Médico como ferramenta de aproximação entre médicos e o Cremesp, além de promover a boa medicina e difundi-la junto à sociedade”.

    A versão digital pode ser acessada integralmente aqui. 


    Este conteúdo teve 826 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    Delegacia da Vila Mariana:
    Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
    Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 196 usuários on-line - 826
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior