Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-10-2018
    Sessão solene
    Nova gestão do Cremesp dá posse à sua diretoria em cerimônia que contou com presença de autoridades
  • 17-10-2018
    Dia do médico
    Campanha do Cremesp enfatiza trajetória de esforço e dedicação dos médicos
  • 17-10-2018
    Evento
    Solenidade de posse da gestão 2018-2023 do Cremesp será transmitida ao vivo pelo YouTube
  • 17-10-2018
    Evento
    Cremesp participa do V Congresso de Acupuntura do CMAESP, em São Paulo
  • Notícias


    26-09-2018

    Ensino médico

    Exame do Cremesp 2018 aprova 61% dos médicos recém-formados

     

    Nesta quarta-feira (26/09), O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) apresentou, em coletiva de imprensa, os resultados do Exame do Cremesp 2018. Pelo segundo ano consecutivo, os números apontam que mais da metade dos alunos do 6º ano e recém-formados de escolas médicas do Estado de São Paulo foi aprovada na avaliação.

    O Exame de 2018 teve recorde de inscrição e de participação entre todas as edições, com 4.690 inscritos (30% a mais em relação a 2017) e 3.174 participantes do Estado de São Paulo, dos quais 61,8% – ou 1.961 – acertaram mais de 60% das 120 questões da prova, porcentagem que o Cremesp considera mínima para a aprovação. Os outros 38,2% – ou 1.213 participantes – acertaram menos de 60% das questões. Além disso, a edição contou com a participação de todas as escolas médicas do Estado de São Paulo que já tem turmas formadas.

    Em comparação ao Exame de 2017, com 64,6% de aprovação, neste ano houve similaridade no desempenho dos novos médicos, diferentemente dos anos anteriores, com índice de aprovação 21% menor em 2016. Para Bráulio Luna Filho, 1º secretário do Cremesp e coordenador do Exame, os resultados positivos das provas vêm se mantendo como consequência do trabalho do Conselho com as escolas médicas. “A avaliação conquistou um selo de qualidade no mercado, resultado disso, é a exigência da prova para residência médica e concursos. Isso também faz com que a prova ganhe mais importância e adesão entre os recém-formados”, analisou Luna Filho.

    Desde o início do Exame, há 14 anos, as escolas participantes recebem um relatório pormenorizado de desempenho de seus alunos por área de conhecimento – preservando-se a identidade dos mesmos – para que possam ter subsídios para corrigir falhas ou aprimorar os cursos avaliados.

    O Exame do Cremesp, destinado aos alunos do 6º ano e aos recém-formados em Medicina, é facultativo e permite que os egressos testem seu conhecimento e que as escolas tenham parâmetros de desempenho por áreas. Os resultados podem contribuir para o debate sobre a qualidade da formação médica, sobretudo, quando existe um grande número de escolas em funcionamento no Estado. “Temos que investir em qualidade e não apenas em quantidade, pontuou Lavínio Nilton Camarim. Seguramente, é imprescindível, também, levar condições de trabalho, equipes multidisciplinares, programas de fixação de médicos e planos de carreira para o profissional trabalhar adequadamente”, complementou Camarim.

    Confira relatório completo com os resultados do Exame aqui. A Coletiva de imprensa pode ser acessada no canal do Cremesp no YouTube neste link.

    Resultados individuais

    Os alunos do 6º ano e recém-formados que realizaram o Exame do Cremesp 2018 podem acessar seu Boletim de Desempenho no site da Fundação Carlos Chagas, entrando com os mesmos login e senha utilizados para a inscrição na prova. 

    Fotos: Osmar Bustos

     


    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 4404 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    Delegacia da Vila Mariana:
    Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
    Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2018 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 218 usuários on-line - 4404
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior