Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 11-12-2018
    Solenidade
    Médico Roberto Kikawa é homenageado em sessão na Assembleia Legislativa de São Paulo
  • 10-12-2018
    Benefício
    Médico poderá acompanhar status do pedido de isenção do rodízio pelo site do Cremesp
  • 10-12-2018
    Sindicâncias
    Cremesp dá início às audiências online visando agilidade e redução de custos dos processos
  • 07-12-2018
    Contribuição anual
    Médicos têm desconto de 5% para pagamento até o dia 31 de janeiro de 2019
  • Notícias


    03-08-2018

    Ética e bioética

    Nova turma de residentes bolsistas traz primeiros resultados de seus trabalhos ao Cremesp


    Os resultados iniciais dos projetos de pesquisa dos médicos residentes contemplados em 2018, na 2ª edição do Programa de Bolsas em Ética e Bioética, foram apresentados por eles ao Cremesp. Com a participação também de orientadores e representantes da Casa, os trabalhos foram mostrados aos conselheiros nos dias 20 e 27, no plenário. 

    Veja os trabalhos contemplados aqui

    Uma das tendências nesta versão do Programa foi a significativa quantidade de trabalhos inscritos relacionados à Atenção Primária, com projetos de enfoque bioético no método clínico centrado na pessoa; bem como, na disponibilização de práticas integrativas e complementares (hipnoterapia, imposição de mãos, meditação, e musicoterapia) no SUS.

    “Por outro lado, como uma espécie de contraponto, os trabalhos desta edição agregaram reflexões a respeito de tecnologias de ponta, como as que empregam inteligência artificial (IA)”, observou o coordenador do Centro de Bioética e dos programas de Bolsas para Estudantes e Residentes, conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira. 

    Dois projetos em execução abordam essa modalidade: um deles voltado à interpretação de exames por imagem por meio de inteligência artificial, realizado no A.C. Camargo Cancer Center; e o outro, ao cuidado integral em Saúde, levado à frente pela Universidade Estadual de Campinas. 

    A primeira etapa das apresentações contou com a presença de Eduardo Luiz Bin, diretor do Conselho, e a segunda com a de Carlos Alberto Pessoa Rosa, delegado regional de Bragança Paulista.

    Mais desafios 

    Em meio aos trabalhos, também há os remetem a outros temas atuais, como atendimento a transexuais e a crianças transgênero; e estratégias usando a ferramenta escore same-tt2r2 em ambulatório de coagulação, ao lado de outros já conhecidos (mas com solução ética aparentemente distante) como, por exemplo, entraves jurídicos em internação psiquiátrica compulsória, comunicação de más notícias e identificação de maus-tratos em crianças por meio de diagnóstico ortopédico. 

    Para Ayer, a ampliação do Programa de Bolsas em Ética Médica e Bioética do Cremesp – que vigora desde 2001, na modalidade “alunos” –, para incluir médicos residentes, “tem sido muito satisfatória, com assuntos e métodos capazes de abrir a possibilidade futura de mestrados e doutorados”, desejo expresso por parte dos residentes, no decorrer das apresentações.

    Além das instituições já citadas, estão representadas nessa versão do programa instituições como Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo; Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; Hospital de Amor – Hospital de Câncer de Barretos; Hospital Regional de Presidente Prudente; Prefeitura Municipal de Guarulhos; Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus Botucatu; Faculdade de Medicina de Marília; Hospital Israelita Albert Einstein. 

    Veja os trabalhos realizados pela turma anterior, de 2016 a 2018.

    Fotos: Bruna Gabrielle

     


    Este conteúdo teve 1009 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    Delegacia da Vila Mariana:
    Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
    Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2018 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 297 usuários on-line - 1009
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior