Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 14-11-2018
    Reunião
    Diretoria do Cremesp encontra delegados e representantes de entidades da saúde de Marília
  • 14-11-2018
    Nota pública
    Cremesp ratifica defesa do exame de revalidação do diploma de médicos formados no exterior
  • 13-11-2018
    Atendimento
    Expediente no feriado
  • 13-11-2018
    Campanha
    Cremesp apoia o Novembro Azul, visando promover a educação em saúde masculina
  • Notícias


    20-06-2018

    Bioética

    Turma de alunos contemplados com bolsas de Ética Médica do Cremesp apresentam resultados de suas pesquisas

    Os alunos contemplados em 2018 pelo Programa de Bolsas de Ética Medica e Bioética trouxeram ao Cremesp os primeiros resultados de suas pesquisas nos dias 8 e 15 de junho. As apresentações, que aconteceram na sede do Conselho, contaram com a participação de orientadores e familiares.

    O programa de bolsas foi criado em 2001, sob a coordenação do conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, também coordenador do Centro de Bioética do Cremesp. Conforme ele explica, vários trabalhos têm se voltado ao universo dos próprios alunos de Medicina, o que é “bem significativo, já que demonstra a preocupação deles em se aprimorar no campo da Ética e Bioética”.

    Temas importantes foram abordados nas apresentações, com destaque ao sofrimento psíquico de alunos das escolas médicas. Em Prevalência de Quadro Depressivo entre estudantes de Medicina de faculdade do Interior, a bolsista Fernanda Takahashi identificou que a rotina puxada e o estigma quanto a algumas doenças mentais, levam os futuros médicos a resistirem em procurar tratamento. Já o trabalho Gênero e Orientação Sexual como Fator Agravante do Sofrimento psicológico dos Estudantes de Medicina, de Yuriki Okada, aponta como agravantes dos transtornos carga horária “extenuante” dos cursos, e o chamado “currículo oculto” – conjunto de tradições, valores, normas e regras transmitidos por professores e colegas fora das salas de aula. O tema também foi alvo também da segunda etapa de apresentações, no estudo Avaliação da Prevalência de Transtornos Mentais comuns Entre os Estudantes de determinada Faculdade, defendido pela aluna Stephanie Wittmaack. 

    Além desses, os alunos das escolas médicas de 2º ao 5º ano (ou do 3º ao 10º semestre), público-alvo do programa, discutiram também outros dados importantes sobre o cuidado do paciente de câncer em atenção primária; percepção ética ao longo do curso; dificuldades de residentes em fornecer más notícias; prontuário eletrônico; a saúde da mulher privada de liberdade; violência de gênero nas faculdades; abordagem ao paciente transexual; autonomia de paciente hospitalizado; e a percepção dos pacientes sobre a comunicação com seus médicos, entre outros.

    Em ambas as etapas, estiveram representadas as escolas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ─ Sorocaba; Faculdade Santa Marcelina; Faculdade de Medicina do ABC; Centro Universitário Barão de Mauá; Universidade Mogi das Cruzes ; São Leopoldo Mandic; Faculdade das Américas; Fundação Educacional do Município de Assis; Universidade Municipal de São Caetano do Sul ; Centro Universitário de Votuporanga; Universidade Nove de Julho; Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo; Faculdade de Medicina de Jundiaí; Universidade Anhembi Morumbi; Universidade Cidade de São Paulo; Universidade Estadual Paulista; Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Universidade São Francisco; Faculdade de Medicina de Marília.

    Veja mais sobre o Programa de Bolsas acessando aqui.

    Fotos: Bruna Gabrielle


    Este conteúdo teve 800 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    Delegacia da Vila Mariana:
    Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
    Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2018 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 199 usuários on-line - 800
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior