Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • Notícias


    14-06-2018

    Palestra 

    Cremesp debate com médicos e residentes os desafios enfrentados pela profissão na atualidade

    A abertura indiscriminada de Escolas Médicas, a falta de vagas de Residência Médica e a invasão da profissão dos médicos por outros profissionais da Saúde foram alguns dos temas discutidos na palestra Medicina - profissão em risco? O que Conselho pode fazer por você, ministrada pelo presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Lavínio Nilton Camarim. O evento, voltado para residentes de Medicina, aconteceu na Universidade São Francisco (USF), em Bragança Paulista, na noite desta quarta-feira (13/06). 

    Para o coordenador do curso de Medicina da USF, Luiz Fernando Paulin, ações como essa são bastante proveitosas tanto para os médicos quanto para o próprio Conselho. "O Cremesp é a autarquia federal que nos representa, todos nós fazemos parte dele. Por isso, se faz tão importante esses encontros", ressaltou Paulin. "Os médicos precisam saber qual o papel do Conselho e, assim, contribuir para as questões atuais que estão sendo debatidas pela instituição", concluiu.

    Desafios

    "A Medicina é uma profissão que exige muita dedicação. Se olharmos para o Código de Ética Médica, veremos que são 118 deveres para apenas 10 direitos. Além disso, sofremos com interferências dos Três Poderes - Legislativo, Executivo e Judiciário", disse Camarim. "E vou dar alguns exemplos. Um juiz que obriga o médico a executar um procedimento inadequado, que na opinião do profissional poder colocar até mesmo a vida do paciente em risco; a criação de leis sobre saúde pública sem consulta prévia aos órgãos representativos da classe médica", elencou o presidente do Cremesp. Camarim também destacou aos residentes a constante luta do Conselho para inibir a atuação de procedimentos exclusivos da Medicina por profissionais de outras áreas da saúde.

    Jerzy Cichecki, Antonio Carlos Botta, Tadeu Parisi, Claudionor Picarelli, Lavínio Camarim, Carlos Alberto Rosa e Luiz Fernando Paulin 

    "Esses são apenas alguns dos desafios que nós, médicos, temos que enfrentar em nossa profissão. Para superar tudo isso, nossa classe precisa estar unida. É necessário debater essas questões e procurar soluções juntos. O Cremesp, certamente, é um órgão fundamental nesse cenário e devemos estar perto dos nossos colegas", ressaltou Camarim.  

    Entre as ações do Cremesp em prol da classe médica, foram destacadas, durante a palestra, a aprovação do Projeto de Lei que agrava a pena para quem cometer ato de violência contra médicos no exercício da profissão, a criação do Núcleo de Defesa da Prerrogativa Médica, o Programa de Educação Médica Continuada (PEMC), o Revalida e a campanha para tornar obrigatório o exame para alunos e recém-formados em Medicina. "O Conselho está aberto para o debate. Todo tipo de opinião será sempre bem-vinda, desde que seja em benefício do exercício da boa Medicina e, claro, da Saúde da população", afirmou o presidente do Cremesp. 

    Também estiveram presentes ao evento o delegado superintendente da Regional de Bragança Paulista, Carlos Alberto Pessoa Rosa, os delegados Claudionor Picarelli e Mauro Antônio Moreira, o diretor clínico da Santa Casa do município, Jerzy Cichecki, e os professores da USF Tadeu Parisi, Caled Kadri e Antônio Carlos Botta.  


    Este conteúdo teve 9 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 452 usuários on-line - 9
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.