Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 18-06-2018
    Fraude
    Cremesp não entra em contato para pedir votos a nenhuma das chapas concorrentes à sua eleição
  • 15-06-2018
    PEMC
    Bauru recebe módulo do programa com o tema Patologia Clinica, Jejum e Viroses Emergentes 
  • 15-06-2018
    Evento
    Presidente do Cremesp participa de abertura do IV Congresso Paulista de Coloproctologia, em Campinas
  • 15-06-2018
    Interior
    Cremesp promove julgamento simulado para residentes e preceptores de hospital de São José dos Campos
  • Notícias


    06-06-2018

    Encontro

    Cremesp participa do 1º Encontro Luso-Brasileiro de Bioética, em Porto Velho/RO

    Os efeitos da crise migratória sobre a saúde, doenças negligenciadas, diretivas antecipadas de vontade e as consequências da violência sobre pacientes e profissionais da saúde são os principais temas debatidos no 1º Encontro Luso-Brasileiro de Bioética, em Porto Velho/RO, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), que acontece hoje (06/06) e amanhã (07/06).

    O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Lavínio Nilton Camarim, juntamente com a 2ª secretária, Silvana Morandini, o corregedor e o vice-corregedor, Krikor Boyaciyan e Aizenaque Grimaldi de Carvalho, respectivamente, participam do evento, que também conta com a presença de gestores hospitalares, conselheiros federais e regionais de Medicina; representantes da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), Universidade Federal de Rondônia e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outras instituições. Também acompanham os debates profissionais médicos, professores, pesquisadores e estudantes.

    Durante a abertura do primeiro dia do Encontro, aconteceu uma conferência internacional com o professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), Rui Nunes, que abordou o tema Diretrizes Antecipadas de Vontade.
     

    "A troca de experiências sobre Bioética com nosso país irmão é de extrema valia para avançarmos no tema e ampliarmos o debate com toda a sociedade sobre esse importante braço da Medicina", disse Camarim. Dando sequência aos trabalhos, a mesa redonda Doenças negligenciadas abordou assuntos como o combate ao zika vírus e os desafios para a pesquisa científica no Brasil.

    Já a mesa Bioética, meio ambiente, sustentabilidade e dignidade debateu temas como o saneamento básico e água limpa, o meio ambiente e responsabilidade social, a sustentabilidade e desenvolvimento da Região Amazônica e a situação dos ribeirinhos e da população indígena.

    Outros assuntos, como o Princípio da Justiça: imigrantes, refugiados e direitos humanos também estão sendo debatidos, pois a situação local dos imigrantes e refugiados, seus direitos e deveres devem ser alvo  de políticas públicas no âmbito do território brasileiro.

    O 1º Encontro Luso-Brasileiro de Bioética ainda contou  com o lançamento do livro "Enciclopédia Luso-Brasileira de Cuidados Paliativos", do professor Rui Nunes, da FMUP.

     

    Mais debates

    O segundo dia do encontro trouxe a mesa redonda Ética em cuidados intensivos, presidida pelo professor da FMUP, Paulo Maia, que expôs assuntos sobre a realidade do tema em outros países, fazendo uma comparação com a realidade brasileira. Dando sequência aos trabalhos, outro tema muito importante foi abordado:  Violência e vulnerabilidade – a criança, a mulher e o idoso. Também acompanhou e esteve presente no segundo dia do evento, Nívio Lemos Moreira Júnior, conselheiro e coordenador das Delegacias Metropolitanas do Cremesp.

    Também integrando a programação, membros da Câmara Técnica de Bioética do CFM e o professor da Universidade Federal do Piauí, Sérgio Ibiapina Ferreira da Costa, realizaram uma conferência com o tema Disponibilidade da vida: Morrer com dignidade.


    Este conteúdo teve 513 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    Delegacia da Vila Mariana: Rua Domingos de Moraes, 1810
    Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04010-200

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2018 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 387 usuários on-line - 513
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior