Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 23-05-2018
    Eleição Cremesp 2018
    Voto do médico do Estado de SP será exclusivamente por correspondência
  • 23-05-2018
    Evento
    Temas contemporâneos do Direito Médico são debatidos em Congresso do Cremesp
  • 23-05-2018
    Palestra
    Presidente do Cremesp fala sobre Propaganda e Ética Médica a profissionais da capital
  • 23-05-2018
    Novo espaço
    Inaugurado auditório em homenagem a Flamínio Fávero na sede do Cremesp
  • Notícias


    18-04-2018

    Campanha

    Bauru é a sexta cidade do interior paulista a receber a Caravana pelo Exame Obrigatório para recém-formados em Medicina

    A Caravana pelo Exame Obrigatório para alunos e recém-formados em Medicina esteve na cidade de Bauru, nesta quarta-feira (18/04). O evento, organizado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), mobilizou a população local e recolheu cerca de 450 assinaturas.

    O neto de Célia Pedroso, empresária da área de turismo, faz residência médica na capital paulista. Para ela, é fundamental que a faculdade tenha uma boa estrutura para que bons profissionais sejam formados. "A faculdade de medicina exige muita dedicação. Os alunos não vão querer estudar em instituições ruins e o Exame Obrigatório vai fazer com que as faculdades melhorem", apontou ela. 

    A ação, que contou com posto de coleta de assinaturas e materiais informativos, teve a participação de Lavínio Nilton Camarim, presidente do Cremesp; Carlos Alberto Monte Gobbo, conselheiro responsável pela Delegacia Regional de Bauru; Ajax Rabelo Machado, delegado superintendente; Marcelo Torquato, delegado superintende adjunto; os delegados Fábio Sgarbosa e Newton Teruo Iutaka; além de diversos médicos da cidade.

    “A Campanha pelo Exame Obrigatório está sendo muito bem aceita, tanto pela população, como pudemos ver aqui em Bauru e nas outras cidades pelas quais a Caravana já passou, como pela classe médica. Agora, com o substitutivo para que a prova seja aplicada também para alunos do 2º e 4º anos de faculdade, esperamos ter uma adesão ainda maior”, afirmou Camarim.

    O substitutivo ao PL 165/2017 prevê o exame periódico, de forma não reprovativa, e foi apresentado pelo presidente do Cremesp ao senador Otto Alencar, relator do PL, em Brasília, no mês de abril.

    "Um dos objetivos do Exame Obrigatório é apontar as instituições que estão formando médicos sem condições de atender a população para que elas melhorem. Não queremos que alunos e suas famílias percam tempo e dinheiro em instituições que não têm qualidade", ressaltou Gobbo.

     

    Avaliação da população bauruense

    Em Bauru, após a caravana, o presidente do Cremesp visitou a Rádio 94 FM e concedeu entrevista, comentando a adesão positiva da população à petição para um exame obrigatório. Durante o programa Informasom, os ouvintes participaram de uma pesquisa realizada pela rádio, que questionava: “Você é a favor de exame para médico para que possa exercer a função?”. Mais de 93% responderam ser a favor da avaliação.

     

    Exame Obrigatório  

    O objetivo da campanha pelo Exame Obrigatório é mobilizar médicos, autoridades, estudantes, formadores de opinião e a população em geral em torno da aprovação de uma Lei que torne obrigatório o Exame para alunos e recém-formados em Medicina. A prova ajuda a aprimorar o ensino médico e é fundamental para contribuir para a boa Medicina e, com isso, melhorar o atendimento aos pacientes. Além do abaixo-assinado, a campanha também conta com uma petição online, que pode ser acessada no www.exameobrigatorio.com.br.

    Presidentes e representantes de sociedades de especialidades médicas, faculdades de medicina e sociedade civil em geral expressaram o apoio à Campanha em vídeos que podem ser vistos nas redes sociais do Cremesp.

    As cidades de Franca, Ribeirão Preto, Piracicaba, Sorocaba e Campinas já receberam a Caravana, além de Bauru. São José do Rio Preto recebe a ação nesta quinta-feira (19/04) e São José dos Campos e Santos na próxima semana. O encerramento desta etapa da Campanha irá acontecer em São Paulo.


    Este conteúdo teve 431 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede - Frei Caneca: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - 01307-002

    Subsede - Vila Mariana: Rua Domingos de Moraes, 1810
    Vila Mariana – São Paulo/SP - 04010-200

    Sede - Consolação: Rua da Consolação, 753
    (Sem atendimento ao público)
    Centro - São Paulo/SP - 01301-910

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 5908-5600 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2018 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 145 usuários on-line - 431
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior