Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 19-04-2024
    Formação médica
    Cremesp pede a revogação imediata do decreto sobre a CNRM
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • Notícias


    17-04-2018

    Debate

    Cremesp promove discussão e lança livro sobre Ética e HIV/Aids

    Na última sexta-feira (13/04), o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) publicou o livro Ética HIV/Aids – Uma epidemia que sustenta. Trazendo o assunto para o debate, o Cremesp, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, promoveu, nesta terça-feira (17/04), um encontro para apresentação do livro e discussão da epidemia HIV/Aids, no auditório da sede da Secretaria da Saúde, localizado na capital paulista.

    A publicação aborda a epidemia da Aids no Brasil, trazendo como tema principal dúvidas e conflitos que surgiram no exercício da Medicina junto aos portadores de HIV/Aids. O Cremesp vem mantendo-se sempre atento aos conflitos éticos vinculados à doença, inclusive os decorrentes das novidades do tratamento.

    Apesar dos enormes avanços em seu tratamento, o atual estágio da doença continua colocando novos dilemas e desafios para a prática médica. Por isso, Ética HIV/Aids – Uma epidemia que se sustenta revisa e atualiza o primeiro livro Aids e Ética Médica, publicado pelo Cremesp em 2001.

    Estavam presentes à mesa de lançamento, Lavínio Nilton Camarim, presidente do Cremesp; Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética do Cremesp e um dos organizadores do livro; Marcos Boulos, conselheiro e diretor da Divisão da Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas da FMUSP; Sara Romero da Silva, técnica da equipe de Vigilância Epidemiológica do Programa Estadual de DST/AIDS, também organizadora e autora da obra; e Artur Olhovetchi Kalichman, coordenador adjunto e diretor técnico substituto do Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP (CRT-SP).

    “O Cremesp acredita que podemos inovar e melhorar a cada dia, e esta obra vem nesse sentido, trazendo uma contribuição para todo nosso estado e país, com referências no tratamento da doença, desbravando esse assunto que ainda irá avançar. Vamos quebrar dogmas e estigmas, ensinar e mostrar à população que existe recursos para controlar a epidemia HIV/Aids,” ressaltou Camarim.

    O coordenador do Centro de Bioética do Cremesp e um dos organizadores do livro, Reinaldo Ayer de Oliveira, falou sobre a importância das publicações do Cremesp para a categoria e literatura médicas. “Propiciar reflexões sobre temas importantes para a Medicina é fundamental para a evolução dos estudos na área da saúde. Há uma procura muito grande sobre o assunto, por isso, este livro é muito importante e precisava ser atualizado.” comentou Oliveira.

    Sara Romero da Silva, técnica da equipe de Vigilância Epidemiológica do Programa Estadual de DST/AIDS, também organizadora e autora da obra, embasou sua fala, ressaltando a importante evolução no tratamento de HIV/ Aids e a relevância de abordar questões éticas, necessárias para a prática da Medicina nesta área de atuação. “Esse livro traz informações fundamentais sobre direitos dos portadores do vírus e deveres dos profissionais de saúde que atuam neste campo e as atualizações encontradas são importantes para continuarmos evoluindo. Estou orgulhosa, pois esse trabalho foi uma ótima oportunidade para debater o assunto, agradeço o apoio do CRM,” concluiu Silva.

    Para discutir o assunto, foram convidados três, dos dezoito colaboradores do livro, Caio Rosenthal, conselheiro do Cremesp; Jorge Adrian Beloqui, membro-fundador do Núcleo de Estudos para Prevenção de Aids (Nepaids-USP); e Naila Janilde Santos, médica sanitarista do CRT - DST/AIDS-SP.

    Após o debate, foi aberto espaço para discussão dos assuntos, com participação da plateia, que contou com a presença de especialistas no assunto.

     

    Temas discutidos

    Caio Rosenthal, conselheiro do Cremesp e médico infectologista da Enfermaria de Moléstias Infecciosas do Hospital do Servidor Público Estadual, embasou sua fala dando destaque à evolução no tratamento do HIV/Aids no Brasil, o infectologista acompanha a epidemia desde o seu inicio no país, em 1982. “O tratamento do HIV/Aids teve um avanço progressivo nos últimos anos, hoje, a terapia antirretroviral é transformadora para as pessoas que vivem com o HIV. Permite que elas recuperem sua qualidade de vida, voltem ao trabalho, desfrutem de suas famílias e planejem seu futuro,” destacou Rosenthal.

    Para Naila Janilde Santos, médica sanitarista do CRT-SP, a implantação da Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV, como medidas de prevenção, as campanhas e ações de prevenção e conscientização da população são fundamentais para tentarmos chegar ao fim da epidemia em 2030, prazo proposto pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS). “Quando falamos sobre HIV/Aids, precisamos ampliar a visão dos profissionais de saúde que atuam com pessoas que convivem com a doença, só assim, vamos conseguir ter eficiência no tratamento da epidemia, prezando, sempre, pelos princípios éticos da profissão”, salientou a médica sanitarista.

    Seguindo com o debate, Jorge Beloqui apontou dados sobre a epidemia no país. Trouxe informações para discussão sobre os desafios que ainda serão enfrentados no contexto do vírus e da doença. “A informação precisa preencher a lacuna, muitas vezes, deixada pelo profissional de saúde; é necessário permitir o acesso às informações sobre testes e sobre a doença.”, disse Beloqui. Ainda em sua apresentação, abordou temas relevantes como amamentação, parto e gravidez de mulheres soro positivo e, também a criminalização do HIV/Aids no Brasil.

     

    Um pouco sobre o livro

    Trata-se de uma publicação dirigida a médicos, profissionais de saúde, serviços, membros de Organizações Não Governamentais (ONGs) e meios de comunicação e vem se somar aos esforços de toda a sociedade no enfrentamento da epidemia do HIV e da Aids.

    Experiência e conhecimento acumulados nesses mais de 35 anos são bastante vastos e abrangem variedade de  temas éticos, técnicos e jurídicos que revelam o quanto os profissionais, as pessoas que vivem e convivem com o HIV/Aids, os conselhos profissionais, os gestores e a sociedade com um todo estiveram e estão empenhados em se debruçar sobre os novos dilemas e problemas colocados pela Aids, dos mais simples até os mais controversos e polêmicos.

     

    Serviço:

    Interessados em receber a obra devem entrar em contato com a Biblioteca do Cremesp, pelo telefone (11) 4349-9982.

    Fotos: Osmar Bustos


    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 5 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 281 usuários on-line - 5
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.