Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • Notícias


    13-04-2018

    Lançamento

    Cremesp publica livro sobre Ética e HIV/Aids

    Ética HIV/Aids – Uma epidemia que se sustenta é o mais novo livro do Conselho  Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). A publicação foi lançada nesta sexta-feira (13/04), na sede localizada na Rua Frei Caneca, em São Paulo.

    O livro aborda a epidemia da Aids no Brasil, trazendo como tema principal dúvidas e conflitos que surgiram no exercício da Medicina junto aos portadores de HIV/Aids. O Cremesp vem mantendo-se sempre atento aos conflitos éticos vinculados à doença, inclusive os decorrentes das novidades do tratamento.

    Apesar dos enormes avanços em seu tratamento, o atual estágio da doença continua colocando novos dilemas e desafios para a prática médica. Por isso, Ética HIV/Aids – Uma epidemia que se sustenta revisa e atualiza o primeiro livro Aids e Ética Médica, publicado pelo Cremesp em 2001.

    “Essa obra é um esforço conjunto de 18 colaboradores, que trabalharam muito para a publicação deste livro. O Cremesp acredita que podemos inovar e melhorar a cada dia, e esta obra vem nesse sentido, trazendo uma contribuição para todo nosso estado e país, com referências no tratamento da epidemia de HIV/Aids, desbravando esse assunto que ainda irá avançar,” destacou o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim.

    O coordenador do Centro de Bioética do Cremesp e um dos organizadores do livro, Reinaldo Ayer de Oliveira, falou sobre a importância das publicações do Cremesp para a categoria e literatura médicas. “Propiciar reflexões sobre temas importantes para a Medicina é fundamental para a evolução dos estudos na área da saúde,” comentou Oliveira.

    Sara Romero da Silva, técnica da equipe de Vigilância Epidemiológica do Programa Estadual de DST/AIDS, também organizadora e autora da obra, embasou sua fala, ressaltando a importante evolução no tratamento de HIV/ Aids e a importância de abordar questões éticas, necessárias para a prática da Medicina nesta área de atuação. “Esse livro traz informações fundamentais sobre direitos dos portadores do vírus e deveres dos profissionais de saúde que atuam neste campo e as atualizações encontradas são importantes para continuarmos evoluindo. Estou orgulhosa, pois esse trabalho foi uma ótima oportunidade para debater o assunto, agradeço o apoio do CRM,” concluiu Silva.

    “A discussão do HIV/Aids vem crescendo de uma forma muito rica e importante para evoluirmos ainda mais. É muito bom estar aqui hoje, o apoio do Cremesp é fundamental para que possamos avançar juntos nessa causa, transformando a realidade das pessoas portadoras do vírus,” destacou Maria Clara Gianna, Diretora Técnica do Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP.

    Também estavam presentes à mesa de lançamento, Renato Françoso Filho, vice-presidente do Cremesp; Bráulio Luna Filho, o primeiro secretário,  Marcos Boulos, conselheiro e diretor da Divisão da Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas da FMUSP; e Rosa de Alencar Souza, coordenadora-adjunta do Programa Estadual de DST/Aids.

     

    Um pouco sobre o livro

    Trata-se de uma publicação dirigida a médicos, profissionais de saúde, serviços, membros de Organizações Não Governamentais (ONGs) e meios de comunicação e vem se somar aos esforços de toda a sociedade no enfrentamento da epidemia do HIV e da Aids.

    Experiência e conhecimento acumulados nesses mais de 35 anos são bastante vastos e abrangem variedade de  temas éticos, técnicos e jurídicos que revelam o quanto os profissionais, as pessoas que vivem e convivem com o HIV/Aids, os conselhos profissionais, os gestores e a sociedade como um todo estiveram e estão empenhados em se debruçar sobre os novos dilemas e problemas colocados pela Aids, dos mais simples até os mais controversos e polêmicos.

     

    Serviço:

    Interessados em receber a obra devem entrar em contato com a Biblioteca do Cremesp, pelo telefone (11) 4349-9982.


    Este conteúdo teve 19 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 461 usuários on-line - 19
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.