Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 16-08-2018
    Sondagem
    Cremesp realiza levantamento sobre casos de violência sofridos por médicos
  • 15-08-2018
    Solenidade
    Cremesp realiza entrega de carteiras a médicos recém-formados
  • 15-08-2018
    Novo CEM
    Cremesp participa da III Conferência Nacional de Ética Médica
  • 10-08-2018
    Eleição Cremesp 2018
    Chapa 6 venceu o pleito para a gestão 2018/2023 com 33,45% dos votos dos médicos
  • Notícias


    11-04-2018

    Debate

    Cremesp participa da II Conferência Nacional de Revisão do Código de Ética Médica

    Representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) participaram da II Conferência Nacional de Revisão do Código de Ética Médica, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF). O encontro, provido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), aconteceu nesta terça-feira (11/04) e quarta-feira (12/04). Além de membros dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), também participaram representantes de associações médicas, sociedades de especialidades e entidades de ensino médico.
     
    A Conferência foi aberta pelo presidente do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima. “A colaboração de todos é muito importante para a revisão do Código de Ética Médica (CEM), que de fato, é um instrumento importante, que promove a segurança dos médicos e pacientes na prática da medicina no Brasil,” destacou Vital, durante o início dos trabalhos.
     
    Após a solenidade de abertura, aconteceu a palestra Conceito do ordinário e do extraordinário no cuidado médico, ministrada pelo Prof. Dr. Aníbal Gil Lopes. Em seguida, foram iniciados os trabalhos em grupos, para discutir as propostas enviadas à Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica. Os participantes foram divididos em quatro grupos de, aproximadamente, 30 pessoas.
     
    Os grupos de trabalho contaram com a contribuição do presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, do vice-presidente, Renato Françoso Filho, do corregedor, Krikor Boyaciyan, e do superintendente jurídico, Osvaldo Pires Simonelli. Uma plenária, coordenada pelo conselheiro do CFM, José Maia Vinagre, analisou a deliberação de todos os grupos, que puderam aprovar, rejeitar ou alterar as propostas de atualização.
     
    "A revisão do CEM é necessária para garantir, cada vez mais, a boa prática da Medicina e a segurança do paciente, auxiliando os médicos brasileiros, ainda, no embasamento ético do exercício da profissão",  ressaltou o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim.
     
    Segundo dia
     
    Dando início a abertura do segundo dia de evento, o Prof. Dr. José Eduardo Siqueira proferiu uma palestra sobre Os valores da personalidade. Destacando os modelos de convivência na sociedade contemporânea.

    Encerrada essa etapa os trabalhos em grupos foram iniciados novamente, para discutir o restante das propostas enviadas à Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica. A apresentação do resultado dos trabalhos e o relatório final foram apresentados em plenária. 
     
    Esta é a segunda conferência nacional, desde o início dos trabalhos de revisão do CEM. A primeira aconteceu em março de 2016, também em Brasília. Na próxima, prevista para agosto deste ano, haverá a aprovação final das mudanças que foram discutidas até momento.
     
    Atualmente, o CEM é composto, em seu preâmbulo, de seis incisos, além de 25 incisos de princípios fundamentais, 10 incisos de normas diceológicas (direitos profissionais), 118 artigos de normas deontológicas (deveres) e quatro incisos de disposições gerais.

    Foto: Paulo Henrique de Souza/Divulgação CFM


    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 840 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    Delegacia da Vila Mariana:
    Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
    Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2018 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 80 usuários on-line - 840
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior