Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-06-2018
    Profissão 
    Cremesp fala sobre o Código de Ética Médica a residentes da Santa Casa de Franca
  • 19-06-2018
    Especialidades
    Cremesp irá supervisionar agenda permanente de trabalho em Medicina de Tráfego
  • 18-06-2018
    Fraude
    Cremesp não entra em contato para pedir votos a nenhuma das chapas concorrentes à sua eleição
  • 18-06-2018
    Políticas Públicas
    Cremesp promove simpósio para discutir a regulação do álcool no Brasil
  • Notícias


    06-04-2018

    Evento

    I Congresso Paulista de Direito Médico aborda aspectos éticos da Medicina, com palestra do presidente do Cremesp

    Aspectos éticos e jurídicos sobre pesquisa científica com seres humanos, publicidade médica, reprodução assistida, transplante de órgãos, prontuário médico e relação médico-paciente foram abordados no I Congresso Paulista de Direito Médico, que aconteceu nos dias 5 e 6 de abril, e teve como palestrante o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim. O evento, organizado pela Comissão de Direito Médico, Biodireito e Bioética da 125ª Subseção da OAB/SP e pela coordenadora da comissão, Ana Carolina Daher Costa, foi realizado no Hospital Santa Catarina.

    Camarim apontou a importância do trabalho multiprofissional, especialmente entre o Direito e a Medicina, para a compreensão da ética médica na publicidade e suas implicações administrativas e jurídicas. "Quando se começa a ter uma relação médico-consumidor ao invés de médico-paciente, perde-se a relação de confiança", disse.

    O presidente ressaltou as ações vetadas ao médico, de acordo com decretos e resoluções do Cremesp e do Conselho Federal de Medicina (CFM), como o sensacionalismo e a autopromoção. "O profissional precisa atentar-se às diferenças entre utilizar divulgação para fins de esclarecimento e a publicidade realizada para atrair o paciente", alertou.

    Prontuário médico

    A juíza assessora da Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Ana Rita Nery, palestrou sobre os efeitos legais e éticos do sigilo de prontuário médico. Ela lembrou que "o sigilo é um dever ético e, muitas vezes, falta conhecimento dos médicos e hospitais sobre a elaboração correta".

    Participaram do evento, também, Marcos Boulos, conselheiro do Cremesp e coordenador de Controle de Doenças da Secretaria de Saúde de São Paulo; Reinaldo Ayer de Oliveira, conselheiro e coordenador do Centro de Bioética do Cremesp; Jesualdo Almeida Júnior, advogado e doutor em sistema constitucional de garantia de direitos; Diaulas Costa Ribeiro, desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal; Eudes Quintino de Oliveira Junior, promotor de Justiça aposentado; Carlos Vital Tavares Correa Lima, presidente do CFM; Reynaldo Mapelli Júnior, promotor de Justiça do Estado de São Paulo; e José Alejandro Bullón, superintendente jurídico do CFM.

    Fotos: Osmar Bustos


    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 716 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    Delegacia da Vila Mariana: Rua Domingos de Moraes, 1810
    Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04010-200

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2018 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 254 usuários on-line - 716
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior