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    11-12-2017

    Ensino Médico

    Cremesp apresenta resultados da Apem a representantes de escolas médicas

    Representantes do Cremesp e de escolas médicas se reuniram nesta sexta-feira (8/12) para discutir os resultados dos Exames QM1 e QM2, aplicados aos alunos dos 3º e 5º anos, respectivamente, da Avaliação Periódica do Ensino Médico (APEM) e a preparação das questões para o Exame de 2018.

    Para Bráulio Luna Filho, diretor 1º secretário e coordenador da Apem, “hoje temos condições de fazer uma avaliação que realmente seja ideal e que pode contribuir para que tanto o aluno quanto a escola melhorem seu desempenho e busquem, de maneira mais eficiente, aprimorar os conteúdos em que tiverem mais erros. Isso é fruto de uma longa trajetória do Conselho e, inclusive, do Exame do Cremesp”, afirmou.

    Luiz Fernando Lima Reis, diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, destacou que a prova reflete o aprendizado em relação à proposta de currículo que é colocada ao ensino da Medicina no País. “Não é uma prova para avaliar individualmente os alunos e escolas e criar rankings, mas sim para trabalhar e resolver as deficiências do ensino”, explica.

    Nos resultados do QM1 e QM2, os estudantes e as faculdades recebem scores com a média dos alunos em relação a todos os outros alunos que realizaram as respectivas etapas e algumas palavras-chave que os auxiliam a entender qual área do conteúdo estavam as deficiências. Os scores levam em consideração apenas o quesito aluno-aluno, não relacionando os números por faculdades.

    “Quando damos passos aqui no Cremesp, são sempre coletivos. As decisões do Exame surgiram assim, a partir das Plenárias. E, finalmente, chegamos a uma fase de muito amadurecimento e, por isso, esse exame é de extrema qualidade e importância. Essa visão que o National Board of Medical Examiner nos trouxe foi fundamental para atingirmos esse patamar”, afirmou Reinaldo Ayer de Oliveira, conselheiro e coordenador do Centro de Bioética. Participaram, também, da reunião, Edison Ferreira de Paiva, membro do Centro de Avaliação Permanente do Ensino Médico do Cremesp (Capem) e Joaquim Edson Vieira, coordenador do Capem.

    Fotos: Osmar Bustos


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