Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    17-11-2017

    Ato Médico

    Justiça nega pedido de liminar dos optometristas contra o Cremesp

    A Justiça Federal de São Paulo negou pedido de liminar dos optometristas contra o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).

    O objetivo do Conselho Regional de Óptica e Optometria de São Paulo (CROO/SP, pessoa jurídica de direito privado e não autárquica), na Ação Civil Pública ajuizada, era a de conseguir remover matéria publicada no site e redes sociais do Cremesp, em 15/09/2017, que repudiava a declaração do vereador e optometrista, Fernando Mendes (PRB), de Campinas (SP), em seu discurso na sessão plenária da Câmara dos Vereadores, no dia 13/09/2017, atribuindo aos médicos oftalmologistas os problemas de saúde pública daquela região. O Cremesp também exigia, na reportagem, a retratação pública do vereador em respeito aos mais de 3.500 oftalmologistas inscritos no Estado, que foram ofendidos, ainda, em vídeo que circulou na internet. 

    Para negar a liminar ao CROO/SP, a Justiça Federal pautou-se, principalmente, pelo artigo Art. 220 da Constituição que trata da liberdade de expressão: “a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.”

    Além disso, outras acusações contidas na Ação Civil Pública ingressada contra o Cremesp, como a de ser falsa a informação de que diversos optometristas já foram presos, tendo seus materiais de trabalho apreendidos, por não haver comprovação de conhecimento técnico e científico suficientes, além de prática ilegal da Medicina, foram comprovadas pelo Cremesp, nos autos do processo de sua defesa, nos quais foram citados diversos casos, não só de São Paulo mas, também, de outros estados da federação.

    “O Cremesp tem travado uma árdua batalha contra o exercício ilegal da Medicina, em defesa do Ato Médico”, diz seu presidente, Lavínio Nilton Camarim. “E casos dos optometristas tem sido recorrentes, na tentativa de realizarem procedimentos que são inerentes à especialidade da oftalmologia, como fazer diagnóstico de doenças visuais, prescrever tratamentos ou ainda indicar o uso de lentes corretivas, colírios, entre outros”, observa Camarim. E conclui: “Mas a justiça tem impedido esses disparates por entender que o exercício ilegal da Medicina coloca em risco a saúde da população”.
     


    Veja os comentários desta matéria


    Gostaria que o CREMESP tivesse a mesma atitude contra que exerce ilegalmente a acupuntura.
    flavio k navikas
    Perfeita abordagem e conduta em defesa de nossos direitos como cidadãos e médicos. Que cada profissão atue apenas âmbito que lhe é delegado. Parabéns ao CREMESP por manter a lisura de seus procedimentos em favor da classe médica.
    Marcelo Braganceiro da Silva

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 10 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 425 usuários on-line - 10
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.