Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 26-09-2017
    Cobirp 2017
    Ribeirão Preto (SP) sediará IX Congresso de Bioética
  • 25-09-2017
    Exame do Cremesp
    Estudantes do 6º de medicina, as inscrições para a prova foram prorrogadas
  • 25-09-2017
    Bioética
    Cremesp participa do III Encontro Brasileiro de Serviços de Cuidados Paliativos
  • 25-09-2017
    Educação Continuada
    PEMC em Batatais debate o futuro do mercado de trabalho para os médicos
  • Notícias


    06-09-2017

    Campanha

    Mês de setembro é dedicado à prevenção do suicídio

    O Setembro Amarelo é uma campanha para conscientização sobre a prevenção do suicídio que foi criada no Brasil, em 2014, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), com o apoio de outras entidades. No Brasil, 32 pessoas se suicidam por dia, taxa superior às mortes por Aids e pela maioria dos tipos de câncer. Um dos fatores que potencializa esse problema é o tabu em torno do tema.
     
    Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 9 em cada 10 casos de suicídio seriam evitados com mais informação, conscientização e discussões abertas. Com essa preocupação, as entidades a frente da campanha produziram conteúdos dirigidos especificamente a determinados grupos profissionais da sociedade.
     
    Mauro Aranha, psiquiatra e conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), alerta que profissionais e familiares não podem ter medo de perguntar se a pessoa já pensou em suicídio. “A preservação e o aprofundamento de vínculos sociofamiliares também podem contribuir para a redução do número de suicídios”, destaca.
     
    A cartilha Suicídio: informando para prevenir é voltada aos profissionais da área de saúde de todos os níveis de atenção com a perspectiva de que sua ajuda é fundamental na prevenção desse problema, desde que estejam aptos a reconhecer os fatores de risco. Confira a cartilha aqui.
     
    A campanha também promove ações como a iluminação de locais públicos e particulares com a cor amarela, caminhadas de rua e ampla divulgação de informações sobre o tema. O Dia Mundial para Prevenção do Suicídio é em 10 de setembro, mas as ações acontecem durante o mês inteiro. 
     
    Prevenção
     
    Algumas medidas eficazes para a prevenção já são evidenciadas em pesquisas internacionais, como:
     
    • Treinamento de médicos para identificar e tratar corretamente episódios de depressão;
    • Restrição ao acesso a meios letais (armas de fogo, venenos, medicações potencialmente letais, acesso a locais de onde o indivíduo pode se jogar) e;
    • Tratamento e acompanhamento de paciente após alta hospitalar de internação ou atendimento em posto de saúde devido à tentativa de suicídio.
     
    Risco entre médicos
     
    A taxa de suicídio entre médicos é 70% maior que na população em geral. Acredita-se que as situações de grande estresse profissional, a responsabilidade de lidar com tragédias humanas e o fácil acesso a medicamentos fatais são fatores que contribuem para o alto número.
     
    O Cremesp lançará uma cartilha sobre Saúde Mental destinada aos médicos jovens e estudantes de Medicina, para identificar, acompanhar e dar suporte aos transtornos mentais precocemente a fim de inibir um quadro mais grave no futuro prevenção. Confira a matéria completa aqui.
     
    Fonte: Cremesp, CFM e Setembro Amarelo


    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 410 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede - Luís Coelho: Rua Luís Coelho, 26
    Consolação - São Paulo/SP - 01309-900

    Subsede - Vila Mariana: Rua Domingos de Moraes, 1810
    Vila Mariana – São Paulo/SP - 04010-200

    Sede - Consolação: Rua da Consolação, 753
    (Sem atendimento ao público)
    Centro - São Paulo/SP - 01301-910

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 5908-5600 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2017 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 271 usuários on-line - 410
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior