Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    18-08-2017

    Palestra

    Camarim discute a importância do ‘fazer ético’ em Medicina com diretores Técnicos e Clínicos

    Lavínio Nilton Camarim durante palestra a cerca de 20 diretores Técnicos e Clínicos – a convite do Grupo Oncoclínicas

    “A ética é o único meio capaz de fazer com que deixemos de ser médicos, entretanto, hoje, muitos diretores Técnicos como Clínicos desconhecem não somente muitas de suas atribuições legais, mas também os aspectos éticos que envolvem sua prática, acarretando um comprometimento legal, ético, administrativo e clínico da Medicina.”

    Com essa reflexão, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Lavínio Nilton Camarim, apresentou palestra a cerca de 20 diretores Técnicos e Clínicos – a convite do Grupo Oncoclínicas e sob a coordenação da diretora médica Márcia Menezes –, que atuam no tratamento de câncer em 10 Estados da Federação onde o grupo sedia suas unidades.

    O objetivo do encontro foi discutir os principais aspectos da Resolução CFM 2.147/15 – em vigor desde abril deste ano –, que regulamenta as atribuições, direitos e deveres de diretores técnicos, diretores clínicos e chefias de serviço em ambientes médicos. “Enaltecemos iniciativas como esta, que valorizam tanto o aspecto técnico quanto a atuação ética de seus profissionais, para a qual estamos sempre prontos a dar nossa contribuição”, disse Camarim.

    Em sua palestra, Camarim destacou que a nova resolução avança ao trazer novas atribuições para o diretor técnico, que é o responsável pela instituição, perante os conselhos, autoridades sanitárias, ministério público, judiciário e demais autoridades. “O diretor técnico e clínico têm de ter condutas afinadas e não subservientes, mas, por lei, quem tem mais responsabilidade é o diretor técnico”, observou.

    O presidente também relembrou o decreto que regulamenta a profissão médica, destacando que instituições médicas de qualquer natureza têm de ter a responsabilidade e direção técnica de médicos, senão estarão funcionando de maneira irregular. “Cabe ao diretor técnico zelar por toda a legislação em vigor, pois o desconhecimento de legislação não justifica os erros que vierem a ser cometidos”, alertou.

    Ele destacou também a importância de assegurar condições dignas de trabalho e os meios indispensáveis à prática médica. “O diretor técnico é responsável por faltas éticas decorrentes de condições inadequadas de atendimento, tendo que zelar por isso no seu dia a dia”, orientou.

    Outro ponto importante elencado por Camarim foi a questão da autonomia das comissões de ética médica. “Elas são um braço do Conselho nas instituições e têm de ter autonomia, e cabe ao diretor Técnico garantir isso”, provisionando as condições adequadas a seu funcionamento.

    Aspectos como organização de plantões, pagamento de honorários, contratação de profissionais também foram discutidos. “É imperioso não contratar médicos formados no exterior, sem registro. Isso é infração ética, e casos em que o carimbo de outro profissional é usado, são caracterizados como crime de falsidade ideológica”, alertou.

    Finalizando a palestra, Camarim ressaltou a importância do fazer ético na Medicina. “Vivemos hoje não somente uma crise política, social e econômica, mas uma crise moral. E isso somente vai mudar, se nós mudarmos juntos. A Medicina é uma das profissões mais respeitadas do planeta. Por isso, temos a obrigação de passar o bastão a nossos filhos e netos com uma Medicina ainda mais respeitada, não só no aspecto científico, mas fundamentalmente por meio do exercício ético da profissão”, finalizou.

    Foto: Osmar Bustos


    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 5 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 286 usuários on-line - 5
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.