Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    30-06-2017

    Cracolândia

    Em debate na Fundação Fernando Henrique Cardoso, Aranha defende tratamento individualizado

    A Fundação Fernando Henrique Cardoso promoveu, nesta quinta-feira (29/6), um debate com o tema “Cracolândia: como governo e sociedade devem lidar com a questão?”. Mauro Aranha, presidente do Cremesp, e Floriano Pesaro, secretário de Desenvolvimento Social de São Paulo, detalharam as ações tomadas pela sociedade civil, órgãos de controle social e poder público nas últimas semanas sobre a região conhecida como Cracolândia, no Centro de São Paulo.

    No debate, Aranha afirmou que a abstinência e os programas de redução de danos não são excludentes, mas complementares. “O programa de redução de danos é perfeitamente coerente até que se aguarde a aceitação do usuário com a abstinência. Eles ocorrem em momentos distintos, de acordo com o estágio do tratamento de cada pessoa, mas são compatíveis”, explicou o presidente do Cremesp.

    Aranha também ressaltou que o extinto programa “De Braços Abertos” foi uma tentativa de resgate da cidadania e teve pontos bastante positivos na questão da redução de danos e, independentemente de orientações partidárias, deveria ser continuado e melhorado. Porém, apontou que oferecer a moradia para os usuários de crack nas cenas de uso foi uma falha. “Um dos erros do programa foi oferecer os hotéis no território da Cracolândia. Esses hotéis têm que ser supervisionados pelo Estado, mas em locais intermediários, entre a Cracolândia e os bairros de origem dessas pessoas. Para que, a partir daí, se faça a reconstrução dos laços familiar e comunitário, para que, passada esta etapa, voltem para suas comunidades”.

    Para o secretário de Desenvolvimento Social, as ações de dispersão promovidas pelo Estado e Prefeitura na Praça Princesa Isabel foram positivas. “À medida em que você dispersa (a população da Cracolândia) fica mais difícil para o traficante vender (drogas), e fica mais para o poder público abordar a população”, defendeu Pesaro.

    Para Aranha, o importante é focar em como é possível resolver a situação a partir de agora. “O que se defende é que, daqui por diante, essas pessoas (que viviam ou ainda vivem na região da Cracolândia) sejam vinculadas a seus tratamentos individualizados e acompanhadas longamente pelo Estado. Porque, senão, outra Cracolândia pode surgir, em outra região, como foi, durante alguns dias, na Praça Princesa Isabel”, destacou.

    Para conferir o debate na íntegra, clique aqui.  


    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 2 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 378 usuários on-line - 2
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.