Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 19-04-2024
    Formação médica
    Cremesp pede a revogação imediata do decreto sobre a CNRM
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • Notícias


    09-05-2017

    Aula magna

    “Maconha é objeto inesgotável e infinitamente variável de saberes”, afirma presidente do Cremesp

     

    Mauro Aranha durante o V Simpósio Internacional Maconha e Outros Saberes

    Para o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Mauro Aranha, “a maconha e sua relação com o humano é objeto inesgotável e infinitamente variável de saberes”. Aranha apresentou a aula magna do V Simpósio Internacional Maconha e Outros Saberes, que acontece entre os dias 8 e 11 de maio, na Universidade Federal Paulista (Unifesp).

    De acordo com Aranha, muitos atores da esfera pública discutem problema das drogas, incluindo a maconha, sem que se possa encontrar um consenso crítico e esclarecido, tanto na comunidade científica quanto no debate entre essa e a sociedade civil. “E, mesmo na comunidade científica, os cientistas da natureza divergem entre si, assim como esses divergem dos cientistas sociais”, ressaltou. 

    O presidente do Cremesp destacou, também, que a distinção entre as ciências da natureza e da cultura, consolidada a partir do século 19, ampliou a distância entre as respectivas metodologias de conhecimento.  “A percepção da vida enquanto bios, dissociada da existência sociocultural, tem trazido, a ambos os lados, reducionismos que em nada contribuem para a compreensão da realidade complexa como resultado e princípio das condutas humanas”, afirmou.

     

    Aula magna do V Simpósio Internacional Maconha e Outros Saberes na Unifesp

    Para contextualizar a maconha como “objeto inesgotável de saber”, Aranha chamou a atenção para um “saber em 360 graus, multidimensional”, que abrange a planta, suas flores e canabinóides;  seu uso recreativo, cerimonial, terapêutico e industrial, em diferentes regiões, culturas e tempos históricos.

    Ele defendeu ainda que a discussão sobre os saberes da maconha sejam realizados com base no “reconhecimento e igualação das diferenças, sob o valor supremo da dignidade humana” e no qual “a ciência não se ponha como deus substituto, sabedora privilegiada do humano e formuladora impositiva de seus desígnios”.

    Aranha também falou sobre as atividades e discussões da Câmara Temática Interdisciplinar sobre Drogas do Cremesp em relação aos cuidados de saúde para usuários de drogas, garantia de direitos para tratamento e  superação do estigma e discriminação.

    Dentre os presentes à aula magna de Aranha, estavam o apresentador de TV, Cazé Peçanha e o jornalista e vice-presidente do Conselho Municipal de Drogas e Álcool de  São Paulo (Comuda), Bruno Torturra. Após a  aula, Torturra e Peçanha participaram da mesa redonda “O papel da mídia e a construção da mentalidade em torno da maconha”.

    Fotos: Laura Jorge

    Tags: SimpósioUnifesp.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 79 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 314 usuários on-line - 79
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.