Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-06-2017
    SAF
    Cremesp aprova resolução que torna obrigatório, em unidades de saúde, alerta sobre o risco de consumir álcool na gravidez
  • 23-06-2017
    Evento
    Judicialização da saúde é tema de Congresso do Ministério Público
  • 23-06-2017
    Sindicância
    Médicos pedem melhores condições de trabalho na Santa Casa de Sorocaba
  • 23-06-2017
    NRM
    Médicos da Santa Casa de Tatuí não recebem pagamento há mais de 4 meses
  • Notícias


    06-04-2017

    Ensino Médico

    Bráulio Luna apresenta desempenho da Unifesp no Exame do Cremesp 2016 ao Núcleo Docente da insituição

    Da esq. Para dir. Luiz Ota, Alexandre Keller, Irani Gerab, Clóvis Eduardo Gomes, Bráulio Luna, Emília Sato, Aécio Góis e Maria Landman na reunião

    O primeiro-secretário do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Bráulio Luna Filho, esteve reunido, em 27/3, com o Núcleo Docente Estruturante da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ocasião em que apresentou o desempenho da instituição no Exame do Cremesp de 2016. Luna Filho, que também é coordenador do Exame  do Cremesp, detalhou os resultados da avaliação por área de conhecimento que a prova abrangeu - Ciências Básicas, Saúde Mental, Clínica Cirúrgica, Bioética, Clínica Médica, Ginecologia, Obstetrícia, Pediatria, Saúde Pública e Epidemiologia.  A Unifesp está entre as 15 escolas médicas do Estado que tiveram melhor aproveitamento, ou seja, média de acerto igual ou maior a 60% entre seus alunos participantes da avaliação.

    A 12ª edição do Exame do Cremesp foi realizada em 16 de outubro de 2016, em diversos municípios do Estado de São Paulo. De acordo com os resultados geral de todas as escolas, mais da metade dos recém-formados foi reprovada. Assim como em anos anteriores, as escolas privadas tiveram maior percentual de reprovação do que as públicas. No entanto, houve um aumento importante de reprovação entre os egressos das instituições públicas, em comparação ao Exame de 2015, passando de 26,4% para 37,8%. Já entre os cursos de Medicina privados, 66,3% dos alunos foram reprovados.

    Curso gratuito

    O Cremesp Educação disponibiliza cursos de atualização e revisão em Medicina para reforçar a formação profissional. Desde 2015, por meio de uma parceria com o Einstein, passou a oferecer, também, um curso gratuito aos egressos de medicina que obtiveram média inferior a seis no Exame do Cremesp. Para os estudantes reprovados no Exame em 2016, o curso já está disponível. Clique aqui para acessar.

    Histórico

    Desde 2005, o Exame do Cremesp é realizado em diversas cidades do Estado. Entre 2012 e 2014, foi obrigatório por resolução deste Conselho que condicionou a concessão de registro profissional à participação nas provas. Em outubro de 2015, a Justiça Federal concedeu liminar em ação movida pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior, que é contrário às provas, retirando essa exigência para concessão de registro. O Cremesp recorreu da decisão e aguarda manifestação da Justiça. As edições do Exame do Cremesp de 2015 e 2016 tiveram participação voluntária, como ocorreu nos anos de 2005 a 2011. No entanto, a partir de 2015, a participação no Exame do Cremesp passou a ser critério para acesso a importantes programas de Residência Médica (RM), concursos públicos, contratação em várias instituições e credenciamento por operadoras de planos de saúde.

    Foto:Laura Jorge

    Tags:

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 1524 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede - Consolação: Rua da Consolação, 753
    Centro - São Paulo/SP - 01301-910

    Sede - Luís Coelho: Rua Luís Coelho, 26
    Consolação - São Paulo/SP - 01309-900

    Subsede - Vila Mariana: Rua Domingos de Moraes, 1810
    Vila Mariana – São Paulo/SP - 04010-200

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 5908-5600 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2017 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 57 usuários on-line - 1524
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior