Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 24-04-2017
    Medicina
    Cremego anuncia adoção de Exame para recém-formados em Medicina
  • 20-04-2017
    Crise na Saúde
    Estudantes da FMUSP realizam manifestação contra sucateamento do HU
  • 20-04-2017
    CT-Drogas
    Redução do estigma, cuidados de saúde e garantia de direitos são linhas de trabalho da CT-Drogas
  • 19-04-2017
    Fiscalização
    Cremesp e Ministério Público do Trabalho renovam Termo de Cooperação
  • Notícias


    10-03-2017

    Evento

    Cremesp e Sírio-Libanês trazem diretor do NBME para evento sobre a Avaliação Periódica do Ensino Médico

    Donald Melnick é vice-presidente sênior e diretor da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento no Conselho Nacional de Examinadores Médicos dos EUA e Canadá

    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP/HSL), realiza, no dia 13 de março, a partir das 9h, evento especial sobre a Avaliação Periódica do Ensino Médico (APEM), baseada no modelo do National Board of Medical Examiners (NBME), vigente nos Estados Unidos e Canadá, desde 1915. Dirigido a diretores das escolas médicas do Estado de São Paulo, o evento terá a participação, entre outros, do médico Donald Melnick, presidente do NBME de 2000 até 2017 – e que atualmente é vice-presidente sênior e diretor da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento, no Conselho Nacional de Examinadores Médicos –, falando sobre a importância de instituições como a que ajudou a ampliar, no desenvolvimento técnico e humanístico da profissão médica.

    De acordo com Melnick, ter um sistema de avaliação que teste os conhecimentos dos futuros médicos brasileiros é importante para o campo da Saúde no país, porque além de garantir que o médico em potencial agregue os conhecimentos e as habilidades para desempenhar sua profissão de forma eficaz, “corresponde a uma ferramenta importante na proteção dos pacientes contra danos causados por médicos que concluíram a faculdade sem atingir um nível aceitável de competência”.

    A programação do evento será composta por palestras e discussões com as escolas sobre o programa. O presidente do Cremesp, Mauro Aranha, integrará a mesa de abertura, que será seguida da palestra “A experiência do Cremesp nos testes de avaliação”, ministrada pelo diretor primeiro-secretário do Conselho, Bráulio Luna Filho.

    APEM

    O convênio de criação da Apem foi apresentado em coletiva de imprensa em novembro de 2016, que contou também com a presença de representantes de escolas de Medicina do Estado. A avaliação é totalmente gratuita e optativa aos alunos e às escolas médicas interessadas. A avaliação é realizada em duas etapas: ciclo básico aplicado, aos graduandos do 3º ano; e ciclo clínico, aos estudantes do 5º ano. A avaliação deverá ser disponibilizada às escolas médicas do Estado de São Paulo a partir de agosto de 2017. 

    A grande maioria da população brasileira defende a realização de avaliações ao longo do curso como uma maneira de melhorar a formação em Medicina. Um pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pelo Conselho Federal de Medicina e realizada entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro de 2016, apontou que 76% dos entrevistados consideraram bom ou ótimo que os graduandos de Medicina sejam avaliados durante a formação. Para 45% dos entrevistados, os médicos estarão mais preparados para fazer diagnóstico e tratar pacientes se tiverem que ser submetidos a avaliações periódicas. Ainda de acordo com o estudo, 90% consideram que esse modelo de avaliação irá melhorar o nível de conhecimento dos médicos.

     

    Tags: CremespSírio-Libanês.

    Veja os comentários desta matéria


    A avaliação médica periódica realmente é uma ferramenta de proteção ao paciente. O conhecimento generalista básico deve estar sedimentado em cada médico. Não adianta cobrar somente dos formandos este conhecimento. Mesmo com o tempo de profissão e a especialização, tal conhecimento deve ser mantido. O que o oftalmologista, o ortopedista, etc. deveria saber de Medicina geral, sempre? Não fosse assim, deveríamos ter Faculdades de Oftalmologia, de Ortopedia, etc. e não de Medicina. O conceito de avaliação periódica sobre a sedimentação de um conteúdo geral deve ser ampliado. Não somente aos formandos (a parte mais fraca da corda, onde ela arrebenta!).
    PAULO VINICIUS FERNANDES DA SILVA

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 575 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede - Consolação: Rua da Consolação, 753
    Centro - São Paulo/SP - 01301-910

    Sede - Luís Coelho: Rua Luís Coelho, 26
    Consolação - São Paulo/SP - 01309-900

    Subsede - Vila Mariana: Rua Domingos de Moraes, 1810
    Vila Mariana – São Paulo/SP - 04010-200

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 5908-5600 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2017 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 231 usuários on-line - 575
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior