Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 19-04-2024
    Formação médica
    Cremesp pede a revogação imediata do decreto sobre a CNRM
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • Notícias


    20-12-2016

    Cerimônia

    Conselho homenageia médicos pela dedicação e serviços prestados à saúde

    O presidente saúda  homenageados do Cremesp na abertura da solenidade 

    Os médicos Linamara Rizzo Battistella, Arary da Cruz Tiriba, Domingo Marcolino Braile e José da Silva Guedes, que se destacaram na Medicina, ultrapassando seu campo de atuação e levando benefícios à sociedade, foram homenageados pelo Cremesp, no dia 20 de dezembro, durante sessão plenária especial na sede Luís Coelho.  “Esses profissionais têm a promessa da Casa de que a luta deles não terá sido em vão. Somos todos guerreiros do SUS”, disse Mauro Aranha, presidente do Cremesp, saudando os homenageados.

    Os conselheiros do Cremesp ofereceram certificado de mérito a cada um dos profissionais “pelo profissionalismo e pelos relevantes serviços prestados à sociedade, marcados pela dedicação e princípios éticos com que contribuíram para elevar o prestígio e a dignidade da prática médica”.


    A secretária Linamara Batistella e  o conselheiro Reinaldo Ayer


    Homenageados
    A secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Linamara Battistella, que dedicou sua carreira às pessoas com deficiência, foi a primeira professora que teve título de fisiatria na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), o que se repetiu na livre docência, tendo sido presidente do Instituto de Medicina Física e de Reabilitação (IMRea) da mesma instituição. “Linamara tem um histórico de luta ativa pelas políticas públicas para pessoas com deficiência, que correspondem a 45 milhões de brasileiros. E, mesmo no cargo de secretária de Estado, ainda dá aula na graduação e pós-graduação e realiza visita a pacientes”, comentou Reinaldo Ayer, conselheiro do Cremesp e também professor da FMUSP.  Linamara afirmou que o apoio do Cremesp tem sido fundamental para ajudá-la a construir caminhos diferenciados nas políticas para as pessoas com deficiência.  “Os médicos são locomotivas das mudanças sociais e nosso compromisso é celebrar a vida com qualidade. E quando tratamos melhor pessoas com deficiência, melhoramos a assistência em geral”, disse.
     

    Arary da Cruz Tiriba, da primeira turma de Medicina Tropicalista recebe a homanagem 

    Integrante da primeira turma de Medicina Tropicalista da FMUSP, Arary da Cruz Tiriba tornou-se sanitarista e administrador hospitalar pela USP. Foi diretor do Hospital Emílio Ribas, professor titular da Escola Paulista de Medicina (EPM-Unifesp), onde é chefe da pós e da graduação em doenças infecciosas e parasitárias, aos 91 anos de idade. Como pioneiro da Medicina Tropicalista, dentro e fora do Brasil, atuou de forma decisiva no enfrentamento da febre tifoide, em 1972, inclusive no Vale do Ribeira (SP), em 1975. Dirigiu o Hospital de Emergência de Itanhaém e o Instituto Pasteur. Tiriba credita sua formação a aqueles que o precederam e transmitiram experiências, como os profs. drs. Leopoldo Augusto Ayrosa Galvão, que o iniciou na realização de levantamentos epidemiológicos das circunstâncias que agravam as doenças; Jairo Ramos, que o induziu a escrever; e Luiz Pereira Barreto, que “lia” os sintomas na fisionomia do paciente. “Continuo ensinando e aprendendo. No entanto, não podemos ser somente médicos, mas companheiros da saúde pública”, afirmou.
     


    Domingos Marcolino Braile e o coordenador da Fiscalização, Pedro Teixeira

    Na apresentação do currículo de Domingos Marcolino Braile, o conselheiro responsável pela Delegacia de São José do Rio Preto do Cremesp, Pedro Teixeira, afirmou que o homenageado é discípulo e colega do prof. Euryclídes de Jesus Zerbini. Braile é professor e livre docente de cirurgia cardiovascular em diversas escolas, como a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) e Unicamp, doutor honoris causa de universidades — inclusive internacionais —, implantou centros cirúrgicos e foi preceptor de residentes, tendo realizado mais de 25 mil cirurgias. Em paralelo, criou em sua empresa mais de 470 modelos de produtos da área de cirurgia vascular e tratamento de câncer. Para Braile, “ensinar é um ato de amor e não deve prescindir de orientar”, atividade que ainda realiza com mestrandos e doutorandos, além de participar de bancas da área de cirurgia cardiovascular.


    O ex-secretário da Saúde, José da Silva Guedes, e o conselheiro Renato Azevedo


    Participante da construção do SUS, José da Silva Guedes formou-se em 1961 na FMUSP, com doutorado em Saúde Pública, além de ter sido secretário municipal da Capital e estadual de Saúde de São Paulo e professor titular de Saúde Pública da Santa Casa. Credita a opção pela Medicina Social por sua origem, de família de trabalhadores, na qual pode observar as necessidades de saúde. “O professor Guedes teve fundamental atuação, no Hospital Emílio Ribas, no tratamento da meningite meningocócica, na década de 1970 no Estado de São Paulo”, lembrou Renato Azevedo, conselheiro do Cremesp. Para Guedes, os médicos devem se organizar e ter sensibilidade para entender o que acontece com a população, insistindo na coletivização do trabalho, que permite transformações. “Com a restrição de investimentos na Saúde, temos que voltar a incrementar a luta pelo SUS, para a população ter o bom atendimento que merece”, conclamou.

    Fotos: Osmar Bustos

    Tags: HomenagemCremespmédicosdedicação.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 89 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 292 usuários on-line - 89
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.