Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • Notícias


    10-11-2016

    Filosofia

    Presidente do Cremesp ministra palestra em conferência internacional


    Mestre em Psiquiatria e Filosofia, Aranha falou sobre o cogito em Ricoeur em  1ª palestra

    O presidente do Cremesp, Mauro Aranha, participou como palestrante da 18ª Conferência Internacional de Filosofia, Psiquiatria e Psicologia, organizada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie.

    Aranha, que é mestre em Psiquiatria pela FMUSP e, também, em Filosofia pela Faculdade de Filosofia do Mosteiro de São Bento de São Paulo, teve duas participações no evento, realizado nos dias 3, 4 e 5 de novembro. Em 3/11, o presidente do Cremesp apresentou palestra sobre o tema O logos e sentido das pulsões no Cogito ricoeuriano: ou a Ética como espiral ascendente da cultura.

    Para sua explanação, Aranha utilizou o conceito de logos (razão/linguagem), desenvolvendo-o a partir da análise do filósofo Paul Ricœur, até o século 20, do aforismo cogito, ergo sum (penso, logo existo) fundamentado pelo filósofo francês René Descartes, no século 17.  Descartes colocou, a princípio, a dúvida ante a verdade como  derivada dos sentidos: “duvido, logo penso, logo existo”.

    Aranha lembrou que o cogito, como fundamento da racionalidade cartesiana, teve grande influência sobre filósofos posteriores. Immanuel Kant, Edmund Husserl e o próprio Ricœur são alguns dos que desenvolveram teorias que prologam o alcance do pensamento de Descartes, sem atingir, no entanto, o acesso à “coisa em si”.


    Aranha: tensão entre identidade e diferença propicia nova visão de mundo

    “O cogito ricoeuriano não substitui os cogitos anteriores, mas os amplia e os enraíza no 'mundo da vida', para além de um rigor idealista e solipsista, e que não tematiza ou resolve a ambiguidade identitária que ele próprio, às vezes, acaba por fomentar: consciência/objeto, espírito/corpo, imanência/transcendência, repouso/ação”, afirmou.

    O presidente do Cremesp citou, também, o conceito de pulsão em Freud (de vida ou de morte), contextualizando-o, ainda, no título de sua palestra como força bruta, sublimada em objetos da cultura. “A Ética é o resultado da interação e ascensão dos produtos culturais”.

    De acordo com Aranha, para “Ricœur ‘o quem do ser aí’ (de Martin Heidegger, em Ser e Tempo) não é um dado, não é alguma coisa sobre a qual possamos nos apoiar, mas sobre o que é preciso inquirir, visto que ele está submetido à multiplicidade posta da existência em si”.

    Aranha, lembrou, também, que “os símbolos da Cultura são ambíguos e que, nesta ambiguidade, reside a fecundidade da interpretação de si.” Ele citou a asserção de Ricœur “os símbolos dão o que pensar”, para afirmar que nas metáforas a “tensão entre identidade e diferença”, promove novas pertinências de sentido, que vêm a propiciar o desvelamento de realidades ocultas, de maneira a possibilitar uma nova visão do mundo, dada por uma nova linguagem capaz de apreender os diversos sentidos da realidade”.

    O diálogo entre identidade e diferença permitiria, de acordo com Aranha, “uma forma de sublimação de tudo o quanto ainda não foi pensado dentro de nossa estrutura de pensamento”. Ele finalizou a palestra propondo um exercício de confluência “do logos e dos sentidos das pulsões, com os objetos da Cultura – as artes visuais, a literatura etc –, para que possamos evoluir numa espiral ascendente para o inesperado, o impensado, o sublime, cumprindo uma ética da diferença”.

    Desafios na Saúde Mental

    Na tarde de 4 de novembro, segundo dia da  conferência,  o presidente do Cremesp,  em sessão especial, ministrou a palestra Os desafios contemporâneos das humanidades na Saúde Mental, na mesma mesa dos convidados Bill Fulford (Universidade de Oxford), Giovanni Stanghellini (International Network for Philosophy and Psychiatry - INPP), John Sadler (Universidade do Texas) e Leon Garcia (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - Senad), além do mediador Guilherme Messas (Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno Estrutural - SBPFE).


    Para presidente do Cremesp, campo da mente em sí não é universalizável
     

    Já no início de sua fala, Aranha lembrou que a psiquiatria oficial, nas últimas décadas, teve a pretensão de sugerir proposições e conceitos de alcance universal que, de alguma forma, organizassem os sintomas e sinais do campo mental para que pudessem ser dizíveis e reprodutíveis. "É exatamente este o conceito de Ciência, que busca universalizar o campo da mente que, em si, não é universalizável; embora finito, é infinito ante as nossas possibilidades de linguagem e cognição, que são e sempre serão limitadas", ressaltou.

    Ao citar o filósofo francês Paul Ricœur, que traz o conceito de “metáfora viva” e mostra uma tensão permanente entre a identidade e a diferença, entre o veículo e o conteúdo, o presidente do Cremesp enfatizou: "A palavra expressa uma situação, mas ela pode significar muitas outras circunstâncias e acepções e, portanto, revelar uma outra faceta ou particularidade dos seres que ela descreve".

    Parafraseando o referido pensador, que classifica a “impertinência semântica” como “veemência ontológica”, uma nova visão desse ser ou das novas facetas desse ser que se impõem com intensidade, Aranha afirmou que  "a psiquiatria exercida mediante conceitos e categorias nosológicas rígidas funciona como uma moldura sem possibilidade de retratar a multiplicidade dos fenômenos da mente, que tendem a ultrapassar e transcender esta moldura rígida".

    Durante sua palestra, Aranha leu a poesia da escritora americana Sylvia Plath, escrita um mês antes de sua morte, indicando conceitos que conhecemos na Psiquiatria e na psicopatologia, como angústia, anomia e desesperança, mas situando aquela pessoa, Sylvia, dentro de sua realidade factual e mostrando qual o sentido ou significado que a vida representava para ela. "Este texto não só amplia nossas possibilidades semiológicas, mas, também, as nossas possibilidades terapêuticas aplicadas na clínica", refletiu o presidente do Conselho, "e talvez, assim, possamos auxiliar o paciente a compreender-se melhor e a inserir-se de forma mais equilibrada e criativa neste mundo." E completou: "O poema de Plath mostra desesperança e uma profunda solidão, caracterizando o indivíduo antes de seu suicídio, ou seja, em razão da perda total do sentido da vida”.

    Segundo Aranha, "a Medicina como um todo vai chegar a um determinado ponto de atuação onde as conquistas da autonomia dos indivíduos irão se fazer mais presentes, embora ainda tenhamos de conviver com muitos conflitos e sofrimentos daqueles que dependem de assistência e das políticas públicas de saúde neste País". E lembra: "Vejam como tudo é muito demorado no Brasil, a própria efetivação da Medicina Paliativa é um bom exemplo disso; entretanto, em alguns países já se discute amplamente o suicídio assistido, que deve, no entanto, ser regulamentado com bastante rigor e critério. Mas, por ora, não se pode regulamentar o que não se pode discutir”. Para o presidente do Cremesp, outros temas ainda não podem ser abordados em nosso País, como a questão do aborto. "No campo das drogas não é diferente, ainda estamos situados numa política proibicionista. Penso que é razoável propor-se o tratamento a partir da abstinência. Mas, não consigo compreender o fato de, em o paciente não aceitar a abstinência, deixar de ser tratado ou orientado, mediante a redução de anos, como ainda acontece em vários lugares do país", registrou Aranha com certa indignação.

    "Observo no mundo uma tendência muito próxima das proposições do sociólogo e filósofo francês Edgar Morin, de uma transdisciplinaridade que, no fundo, é um retorno à universalidade da ciência e da confluência de todas as disciplinas, incluindo obviamente as humanidades, embora aqui no Brasil isso ainda não aconteça. Acredito que podemos aproveitar os conceitos, as proposições, as discussões e os relatos deste congresso de humanidades na psicopatologia, para que possamos nos tornar pessoas mais responsáveis e solidárias frente às políticas públicas de saúde mental, disponíveis para os pacientes que necessitam urgentemente deste tipo de abertura e acolhimento", finalizou Mauro Aranha.

    Depois de abrir o encontro para perguntas dos congressistas aos palestrantes, a sessão foi encerrada com o lançamento da edição especial da revista científica Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea.

     


    Frases

    "Existem deficiências no campo da formação das Ciências Humanas e que impactam de forma marcante no exercício da Medicina" - Leon Garcia

    "Embora a sociedade tenha transformado a vida de quem convivia com HIV para melhor, ainda há muito que fazer para os dependentes de drogas, pessoas extremamente vulneráveis e em situação de risco permanente." - Leon Garcia

    "A abordagem da Filosofia e da Psicologia nas Ciências Médicas é fundamental para a formação não apenas do médico, mas de outras profissões ligadas à saúde, como a enfermagem, por exemplo." - Bill Fulford  

    "É preciso descobrir moléculas de interesse para a cura de várias doenças, inclusive as psiquiátricas, e que muitas vezes é de grande interesse para a indústria farmacêutica, além dos médicos e seus pacientes." - John Sadler

    "Uma das mais importantes questões, no meu ponto de vista, durante os programas de tratamento do paciente psiquiátrico, é como manter sua liberdade com responsabilidade, e também como educar a população a entender e respeitar este paciente" - Giovanni Stanghellini

     

    Tags: conferênciapsiquiatriafilosofiapsicologiaCremesp.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 80 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 332 usuários on-line - 80
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.