Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 20-07-2024
    Movimento do Ato Médico
    Cremesp vence ação civil promovida contra clínica farmacêutica que realizava procedimentos estéticos
  • 19-07-2024
    Evento
    Cremesp realiza entrega de carteiras e honrarias a médicos em São José do Rio Preto
  • 18-07-2024
    Defesa da população
    Cremesp oficia MP e Polícia Civil sobre anúncios divulgados nas redes sociais com atores que se passam por médicos para venda de medicamentos
  • 17-07-2024
    Evento inédito
    Cremesp realizará 1º Simpósio de Acupuntura, que discutirá as patologias tratadas pela especialidade e as novas perspectivas de tratamento
  • Notícias


    07-11-2016

    Saúde dos residentes

    Estresse provoca problemas de saúde em residentes, conclui o I Fórum Nacional de Integração do Médico Jovem

     

    Os jovens médicos apresentam problemas de saúde já na Residência devido ao alto nível de exigência da profissão e à convivência com situações de estresse. Apesar disso, muitos não buscam ajuda para tratar os sintomas. A resistência apresentada pelos médicos em admitir que estejam passando por problemas e a dificuldade em se colocar no papel do paciente fazem com que muitos não procurem ajuda, o que contribui para o avanço da doença.

    Essas conclusões – consenso entre os participantes do I Fórum Nacional de Integração do Médico Jovem, realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), no mês de agosto – alertaram sobre a importância do cuidado e atenção à saúde do médico desde a Residência. Segundo a conselheira do Cremesp, Kátia Burle Guimarães, há indícios de que o estresse do médico comece já durante a graduação. Ela apresentou pesquisa realizada com alunos a partir do 5° ano, apontando que em 63,71% dos casos havia predominância de sintomas psíquicos.

    Outro dado alarmante discutido durante o fórum diz respeito ao número de suicídios cometidos por médicos, que é cinco vezes maior do que entre a população geral, de acordo com a literatura médica. Entre as mulheres médicas, o risco é ainda maior que o dos homens.

    Ensino

    Segundo dados apresentados durante o fórum, existem atualmente 269 cursos de Medicina no País, o que, por ano, representam a oferta de vagas para mais de 24 mil novos estudantes. Esses números projetam para 2020 a existência de mais 35 mil novos médicos, um contingente expressivo que depende de ações imediatas para que se possam colher os resultados esperados em alguns anos em termos de assistência à saúde da população.

    O evento apontou soluções para conferir mais eficiência ao ensino médico, como o acesso a um corpo docente qualificado e a instalações físicas com condições adequadas, além de uma organização didático-pedagógica que propicie a boa formação de médicos. Também foi discutida a necessidade da existência de avaliação externa dos cursos de Medicina, como componente fundamental para aferir qualidade e desenvolver excelência na oferta de ensino.

    Foram apresentadas ainda algumas ações do Movimento Nacional pela Valorização da Residência Médica, que defende um plano de carreira para os preceptores, a isonomia da bolsa de Residência com os médicos do Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica (Provab) e do Mais Médicos, além de um plano de carreira para os médicos do SUS.

    Tags: estresseFórumgraduaçãopesquisaintegração.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 400 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 608 usuários on-line - 400
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.