Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 01-11-2024
    Fórum de tecnologia
    Cremesp debate utilização de IA e desafios éticos de sua aplicabilidade em Medicina
  • 30-10-2024
    Pioneirismo
    Cremesp debate ética médica com estudantes de Medicina ao sediar, pela primeira vez, o CONASP
  • 24-10-2024
    Conversa com o Cremesp
    Sextanistas da Unicid recebem orientações do Cremesp sobre a ética médica
  • 24-10-2024
    Nota de Pesar
    Cremesp lamenta o falecimento do Prof. Marcelo Pustiglione, livre docente em Homeopatia
  • Notícias


    01-11-2016

    Psiquiatria

    Cremesp abre espaço para discussão sobre psicocirurgias em sua Câmara Técnica


    Mauro Aranha e Nilton Camarim coordenaram encontro entre os membros da
    CT de Psiquiatria e médicos peritos da Casa

     

    Os pareceres técnico e ético sobre atos cirúrgicos do sistema nervoso central relacionados às questões psíquicas, como depressão, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e epilepsia, foram tema de reunião entre conselheiros e membros da Câmara Técnica de Psiquiatria do Cremesp e os peritos do Conselho, no dia 25 de outubro, visando o aperfeiçoamento no tratamento dos pacientes portadores de transtornos mentais.

    A neurocirurgia é um procedimento cirúrgico indicado para pacientes com histórico de transtorno mental que não respondam adequadamente aos tratamentos convencionais, seguindo, com potencial incapacidade social, física e mental. É um procedimento médico restrito e excepcional, porém necessário em situações clínicas específicas e adequadamente diagnosticadas.

    Durante a reunião, foram citados diversos casos de neurocirurgias funcionais a partir de demandas psiquiátricas, além de questões como eficácia e durabilidade dos tratamentos em pacientes psicóticos, discutidas pelo presidente e vice-presidente do Conselho, Mauro Aranha e Lavínio Nilton Camarim, respectivamente, com o grupo de peritos presentes.

    Para Aranha, o encontro com os peritos possibilitou a discussão sobre cirurgias psiquiátricas e as análises de casos (em andamento e concluídos) no Conselho, questões fundamentais para a melhoria e avanço da área, tanto em relação aos diagnósticos, quanto às práticas e eficácia dos tratamentos.

    Outra pauta relevante foi a questão da refratariedade em pacientes indicados a psicocirurgia. Foram abordados casos em que, apesar de terem recebido tratamento farmacológico e psicossocial, os resultados obtidos se revelaram pouco satisfatórios (não respondendo bem ao tratamento adequado), marcados por intenso prejuízo das relações interpessoais.
     


    Resolução

    De acordo com a Resolução Cremesp 226/11 (alterada em seu artigo 3º pela Resolução 258/14), a psicocirurgia, assim como outros tratamentos invasivos e irreversíveis para transtornos mentais, só pode ser realizada mediante consentimento do paciente ou seu responsável. O procedimento deve ser realizado mediante aprovação do Conselho, por meio de um corpo externo de profissionais (peritos nomeados pela Câmara Técnica de Psiquiatria, com o aval da Presidência do Cremesp).

    Após a solicitação do pedido para realização de psicocirurgia no Conselho, o caso precisa passar pela Câmara Técnica e Plenária do Cremesp. Depois, deve ser encaminhado ao Ministério Público, para posteriormente chegar ao hospital em que o tratamento proposto atenda da melhor maneira às necessidades de saúde do paciente.

    O corpo externo de profissionais responsáveis pelas avaliações e discussões dos casos passíveis de cirurgia no Cremesp é composto de um médico neurocirurgião, um médico neurologista, um médico psiquiatra e um profissional não médico da área de saúde mental (no caso, um psicólogo).

    Para cada solicitação são avaliadas as informações pertinentes ao histórico clínico que fundamentam o diagnóstico e evolução da doença, os tratamentos já realizados com especificação de tempo, doses, resposta e efeitos adversos às medicações, de modo a demonstrar a refratariedade aos tratamentos já realizados (Resolução CFM 2057/13 – artigo 20). Desde 2011, foram contabilizados 18 casos de cirurgia aprovados no Conselho e quatro negados.
     

    Fotos: Osmar Bustos

    Tags: psicocirurgiaCT de PsiquiatriadepressãoTOCepilepsia.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 153 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 469 usuários on-line - 153
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.