Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    26-09-2016

    Eu, médico

    Cristiane Barbieri: "Por uma Psiquiatria mais democrática"


    Tornar a Psiquiatria mais acessível e democrática. Esse é o ideal da médica psiquiatra Cristiane Barbieri. Ela acredita que, com o acesso mais amplo à Psiquiatria, o preconceito em relação à área pode acabar. Talvez por isso, o voluntariado tenha sempre despertado o interesse da médica. Ela chegou a se inscrever no programa Médicos Sem Fronteiras, mas decidiu ficar no País ao perceber que aqui o número de profissionais é menor que a demanda pelo atendimento.

    Desde criança, Cristiane demonstrou interesse pelas áreas relacionadas à Biologia, embora a de humanidades também a atraísse. Por isso, quando prestou vestibular, ficou em dúvida entre Medicina e Jornalismo, mas, na hora de escolher a carreira que iria seguir, o amor pela ciência e o acolhimento durante o contato com as pessoas falaram mais alto. Optou, então, pela Medicina.

     


    Voluntariado

    Seu primeiro trabalho como voluntária foi na Associação Beneficente Santa Fé, onde fazia o atendimento clínico a crianças em situação de rua. Logo depois, Cristiane conheceu o Movimento Mães da Sé – Associação Brasileira de Busca e Defesa a Crianças Desaparecidas (ABCD) – por meio de um amigo em comum com uma das fundadoras da entidade.  Há cinco anos Cristiane desenvolve o atendimento clínico nessa instituição. Ela explica que, inicialmente, a organização faz uma triagem e os pacientes mais graves são encaminhados para ela, que os atende gratuitamente em seu consultório.

    Para Cristiane, o mais gratificante em seu trabalho junto ao Mães da Sé é poder dar um mínimo de conforto para as pacientes que tiveram os filhos desaparecidos em circunstâncias não esclarecidas, seja por meio de uma conversa ou com orientação medicamentosa.

    Segundo ela, o maior aprendizado que seu trabalho lhe proporciona é a força que as mães encontram para lidar com o sentimento de perda. “Tento ajudar a lidar com a situação porque elas não conseguem nem elaborar o luto, uma vez que não se sabe se a pessoa morreu”, disse.

    Além do atendimento na Capital paulista, a médica também realiza voluntariado no lar de idosos Vila Vicentina, que fica na cidade de Brotas no interior de São Paulo.

     


    Especialidade

    Formada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) na turma de 1986 – onde também fez Residência e trabalhou na supervisão de residentes de 1990 até 2006 –, Cristiane conta que, no início do curso, pensava em fazer especialização em Pediatria, mas ao ingressar em um estágio de Psiquiatria, identificou-se com os professores e teve a percepção de que faltavam profissionais na área, por isso resolveu se especializar em Saúde Mental.

    Trabalhou em um pronto-socorro do Sistema Único de Saúde (SUS) entre 1987 e 2006, mas resolveu buscar outros desafios e dedicar-se ao atendimento em seu consultório particular, que possui desde 1998. Segundo a médica, a saída do sistema público não foi definitiva, e pensa em voltar a atuar na rede.

    Para Cristiane, são muitos os desafios da área, mas os casos mais complexos são os de pacientes que tentam suicídio, envolvendo também o atendimento às famílias que não aderem ao tratamento.

     


    Preconceito

    Segundo a psiquiatra, outra dificuldade enfrentada na profissão é o preconceito que as pessoas têm em relação à Psiquiatria, fato que ela atribui à falta de informação. “Ir ao psiquiatra ainda é um tabu, bem menos do que quando comecei a atuar na área, mas ainda é assim. Muitos dizem que não vêm ao psiquiatra porque acham que se trata de “médico de louco”, o que é algo fora do contexto. Atendemos pessoas com diversas questões”, afirma.

    Cristiane acredita que, com o acesso mais amplo à Psiquiatria, o preconceito com a área pode acabar. Ela cita o trabalho de conscientização da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), mas, segundo ela, ainda falta uma campanha massiva de informação à população.

    Tags: psiquiatriaEu médicovoluntariadopreconceito.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 36 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 312 usuários on-line - 36
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.