Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    03-10-2016

    Plenária especial

    “Papel proativo de médicos pode prevenir doenças evitáveis em razão da poluição e do aquecimento global”, defende Saldiva


    Saldiva (na mesa, à direita): "o médico pode ajudar a população a
    prevenir-se de várias doenças, assumindo um papel proativo
    na divulgação de informações de saúde"


    Na noite de 27 de setembro, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) recebeu a visita do médico Paulo Saldiva, diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), para uma palestra com o tema "Porque devemos incentivar o médico a envolver-se na promoção de ações em prol da sustentabilidade ambiental".

    Mauro Aranha, presidente da Casa, mostrou-se solidário à proposta do diretor do IEA de envolver ativamente os profissionais de Medicina na melhoria das condições de vida no entorno de seu ambiente profissional e na proximidade de hospitais e instituições, o que beneficiaria não apenas os pacientes, mas também a comunidade local.

    Saldiva salientou que o sofrimento do planeta e das cidades com o meio ambiente deteriorado vem prejudicando diretamente e de modo assustador a vida das pessoas. "As doenças que ressurgiram do passado e as novas que se manifestam em razão da poluição e do aquecimento global alteraram drasticamente o comportamento das comunidades que vivem nas cidades", alertou o médico. Ele ainda citou estudo recente da Organização Mundial de Saúde (OMS), alertando sobre a poluição crescente do ar, responsável pela morte de mais de 7 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. "O documento propõe medidas urgentes para reduzir as emissões de gases poluentes e afirma que 80% da população urbana vive sob os níveis nocivos da poluição", informou Saldiva.

    Para o palestrante, a eclosão de casos de diabetes tipo 2, câncer, obesidade mórbida, depressão, doenças cardíacas e autoimunes, além do crescimento de doenças degenerativas e demenciais associadas ao envelhecimento, está diretamente vinculada à má qualidade de vida nas metrópoles, ao estresse do dia a dia de trabalho, tabagismo, má alimentação e sedentarismo, entre tantos outros fatores ambientais negativos, como a poluição do ar e o aquecimento global. "Acredito que o médico pode ajudar a população a prevenir-se de várias doenças, assumindo um papel proativo na divulgação de informações que auxiliem na prevenção efetiva de várias doenças perfeitamente evitáveis e contribuindo, assim, para a saúde física e mental das pessoas".

    Segundo Saldiva, "os médicos não podem deixar escapar a oportunidade de interferir em questões que realmente fazem a diferença na manutenção da qualidade de vida da população", lembrando que a classe têm credibilidade, capilaridade e mecanismos capazes de concretizar mudanças na saúde e ir além, discutindo inclusive questões bioéticas.

    Ao pactuar com a ideia do colega, Mauro Aranha lembrou que o papel de discutir temas de saúde pode e deve ser assumido pelos médicos. E finalizou, agradecendo a participação de Saldiva na plenária. "A integração do conhecimento do ser humano com a natureza, e as necessidades de ambos para uma convivência harmoniosa e saudável, é a principal mensagem desta palestra”.

    Além dos diretores e conselheiros, a plenária também contou com a participação do vice-presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim.


    Nilton Camarim, Mauro Aranha e Paulo Saldiva: visita ilustre
    abrilhantou a sessão plenária da Casa

     

     

    Fotos: Osmar Bustos

     

    Tags: Saldivameio ambienteprevençãopoluiçãodoenças.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 35 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 464 usuários on-line - 35
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.