Mauro Aranha e Luna Filho na Beneficência Portuguesa:
Exame do Cremesp será diferencial para seleção da RM na instituição
O Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo aderiu ao Exame do Cremesp como um dos critérios de contratação para a Residência Médica e seleção de médicos para o corpo clínico durante evento na entidade. O diretor 1º secretário e coordenador da avaliação, Bráulio Luna Filho, apresentou aos residentes do hospital a trajetória dos 11 anos de realização do Exame do Cremesp em aula ministrada no dia 15 de setembro, no hospital.
Luna foi convidado por Cláudio Magalhães Rangel, coordenador geral do Conselho de Residência Médica (Coreme) da Beneficência, e Luiz Eduardo Bettarello, superintendente executivo do hospital. “É preocupação do Coreme, a entrada do profissional no mercado de trabalho”, disse Rangel. Também estiveram presentes ao evento o presidente do Cremesp, Mauro Aranha, e o ex-conselheiro José Henrique Andrade Vila.
Para os residentes, Luna explicou as razões que motivaram a criação do Exame para avaliar o profissional recém-formado. Um deles foi o aumento no número de processos ético-profissionais julgados a partir das denúncias recebidas pelo Conselho. “Em 15 anos, as denúncias aumentaram em 320%, a maior parte delas por mau atendimento”, afirmou o diretor do Cremesp. A quantidade de escolas médicas surgidas em São Paulo na última década, muitas sem estrutura para o ensino prático, também pede providências.
Para o coordenador do Exame do Cremesp, são necessárias
providências urgentes para impedir a abertura desenfreada
de escolas médicas
A metodologia utilizada – para que o teste cognitivo seja eficiente para avaliar os conhecimentos em Medicina e para modular e equilibrar o grau de dificuldade da prova – é elaborada com base em modelos internacionais.
Em 2015, o Exame passou a ser voluntário. Ainda assim, o número de inscritos permaneceu o mesmo do ano anterior. “A avaliação não é feita para prejudicar o estudante, e sim pressionar as escolas a oferecer um ensino de qualidade”, enfatizou Luna Filho.
Mauro Aranha e Luna Filho durante o encontro com os residentes
da Beneficência Portuguesa
Fotos: Osmar Bustos
Tags: Beneficência Portuguesa, Exame do Cremesp, Residência Médica, avaliação acadêmica, escolas médicas.
|