Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 14-11-2018
    Reunião
    Diretoria do Cremesp encontra delegados e representantes de entidades da saúde de Marília
  • 14-11-2018
    Nota pública
    Cremesp ratifica defesa do exame de revalidação do diploma de médicos formados no exterior
  • 13-11-2018
    Atendimento
    Expediente no feriado
  • 13-11-2018
    Campanha
    Cremesp apoia o Novembro Azul, visando promover a educação em saúde masculina
  • Notícias


    18-09-2016

    Renovação

    Hospitais e clínicas devem realizar eleições para as Comissões de Ética Médica em 18 de outubro

    Novas eleições para as Comissões de Ética Médica de hospitais ou instituições onde atuarem 16 profissionais da Medicina ou mais serão realizadas em dia 18 de outubro deste ano.  

    Os candidatos deverão se inscrever individualmente – não por chapas –, com antecedência mínima de quinze dias da eleição. Seus nomes serão afixados em um lugar visível aos médicos, em ordem alfabética, por um período mínimo de uma semana antes da votação. 

    Estabelecidas em resoluções como a CFM nº 1.657/2002 (alterada parcialmente pela Resolução CFM nº 1.812/2007) e nº 83/98, do Cremesp, as eleições das Comissões de Ética Médica (CEM) são obrigatórias em instituições onde atuarem 16 médicos ou mais. Acontecem nos anos pares em 18 de outubro, Dia do Médico.

    Para apoiar esse público essencial – membros das CEM, consideradas parte dos Conselhos nos hospitais e clínicas – o Centro de Bioética do Cremesp, coordenado pelo conselheiro Reinaldo Ayer, instituiu grupo de trabalho (GT) cujas funções iniciais correspondem a divulgar a importância do pleito, em campanha de conscientização, e a orientar colegas quanto ao funcionamento das CEM.

    Reunido quinzenalmente, o GT é formado por delegados do Cremesp. É coordenado por Oswaldo Benedito Morelli, da Delegacia Regional de Sorocaba, e secretariado por Beatriz Helena de Paula Cabral, da Delegacia Metropolitana Oeste.
     


    O processo

    A convocação do pleito será feita por edital divulgado nos estabelecimentos pela comissão eleitoral, diretor clínico, técnico ou pelo presidente da atual CEM, no período de trinta dias antes da eleição. Vale lembrar a comissão eleitoral é autônoma e responsável pela abertura e o encerramento do processo eleitoral, garantindo-lhe transparência e os direitos dos candidatos e eleitores, como o de voto direto e secreto pelos médicos do corpo clínico.

    Estão impedidos de concorrer às CEM diretor clínico, diretor técnico (responsável técnico) e diretor administrativo, bem como, membros da comissão eleitoral, e médicos não quites com o Conselho. Por outro lado, membros das atuais CEMs poderão ser reeleitos.

    A apuração dos votos pela comissão eleitoral ocorre imediatamente após o encerramento das eleições. Poderá ser assistida por interessados e acompanhada pelos fiscais designados pelos candidatos. A CEM será composta por aqueles que obtiverem o maior número de votos.

    Cabe ao diretor clínico ou técnico do estabelecimento lavrar a ata com os nomes dos eleitos às CEM (presidente, secretário, membros efetivos e suplentes) e encaminhá-la ao Cremesp, por meio da Seção de Registro de Empresas (SRE). Perante especificidades das empresas, a ata pode ser aceita ainda que enviada por componente da comissão eleitoral e, em último caso, por membro da própria CEM.

    Obtenha os modelos para impressão de edital de convocação e de ata para a eleição AQUI

    Dúvidas: escreva um e-mail para sre@cremesp.org.br ou ligue para (11) 5908/5650 ou 5651, 5652 e 5655
     

    ACESSE O CARTAZ SOBRE AS ELEIÇÕES PARA
    AS COMISSÕES DE ÉTICA MÉDICA

     

    Tags: Comissão de Ética Médicaeleiçãocandidatoshospitaisinstituiçõesgrupo de trabalho.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 1436 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    Delegacia da Vila Mariana:
    Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
    Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2018 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 207 usuários on-line - 1436
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior