Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 15-10-2019
    Dia do Professor
    Cremesp presta sua homenagem aos professores de Medicina
  • 15-10-2019
    Emendas à MP 890
    CFM e Cremesp alertam sobre os riscos da flexibilização do Revalida para a sociedade
  • 11-10-2019
    Resíduos sólidos
    Prazo para cadastro de PJs que geram lixo na cidade de São Paulo se encerra no dia 31 de outubro
  • 09-10-2019
    Palestra em Sorocaba
    Causa básica da morte é item fundamental na Declaração de Óbito, observa presidente do Cremesp
  • Notícias


    15-09-2016

    CEM

    Reunião com Comitês de Bioética conta com palestras sobre autonomia e paternalismo


    Construção de programação preliminar de simpósio
    foi o principal mote de reunião dos Comitês de Bioética Hospitalar

     

     

    Nova reunião com Comitês de Bioética Hospitalar aconteceu no dia 1º de setembro, na plenária do Conselho Regional de Medicina (Cremesp),  na  Rua Luis Coelho. O objetivo foi começar a elaborar um evento mais abrangente, previsto para novembro e terá  como público-alvo instituições que contem com os Comitês, – instituídos ou não –, com vistas a sensibilizar médicos e demais profissionais de saúde sobre a importância e utilidade de tais instâncias.

     

     

    Coordenado pelo conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, que encabeça o Centro de Bioética da Casa, o evento contou com representantes dos Comitês de Bioética: do Hospital Geral de Itapecerica da Serra; Fundação ABC; Hospital Municipal Doutor Carmino Caricchio, Tatuapé; Hospital do Coração – HCor; Hospital Israelita Albert Einstein; Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Hospital Geral de São Mateus.

    Na ocasião, foram apresentadas duas palestras. Na primeira, Aluísio Seródio, docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), abordou o Paternalismo, desde o Egito Antigo até as definições atuais sobre Paternalismo Fraco – em relação a pessoas com capacidade decisória comprometida – e Paternalismo Forte – àquelas com capacidade plena de decisão.

    Além disso, o professor deu uma breve explicação sobre o Método Konstanz de Discussão de Dilemas por meio do qual pequenos grupos são estimulados a ordenar argumentos contrários e favoráveis para a superação de um mesmo dilema ético factível.

    Também falou aos presentes o advogado Osvaldo Simonelli, mestrando em Ciências na Unifesp, que abordou a Autonomia. De acordo com ele, no Brasil, verifica-se que o Estado intervém de forma abrangente na vida privada e direito de personalidade dos cidadãos. “Por exemplo, segundo a Constituição, não podemos dispor do nosso corpo como quisermos, a menos que seja para fins de transplante”.

    Atividade futura
    A primeira atividade do encontro previsto para novembro, programada para o período da manhã, será mesa-redonda sobre constituição; objetivos; e capilaridade dos Comitês de Bioética, entre outras particularidades. Em seguida, será aberto espaço para troca de experiências e tira-dúvidas.

    À tarde acontecerá palestra inserida no assunto “Várias Bioéticas” (como o próprio nome diz, abordagem diferenciada entre os vários aspectos contidos neste universo), desta vez, centrada em métodos deliberativos de análise.

    Uma das propostas mais significativas tiradas da reunião foi a elaboração de Carta de Intenções, com sugestões  que serão formalizadas durante o evento de novembro, a ser divulgada aos hospitais e comunidades.

    Histórico
    Desde maio de 2014 funciona no Centro de Bioética grupo de trabalho (GT) coordenado por Antônio Canteiro Gimenes e Janice Caron Nazareth – dos Comitês de Bioética Hospitalar do HCor e Oswaldo Cruz, respectivamente – que se dedica a divulgar e estimular reflexões nas instituições.

    Várias ações foram feitas até agora – inclusive, sugestão de regimento interno aos novos Comitês.


    Confira no site do Centro de Bioética do Cremesp o modelo de constituição de comissões de Bioética Hospitalar, bem como a recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre a criação, funcionamento e participação dos médicos nos Comitês de Bioética.

     

    Por: Centro de Bioética do Cremesp

    Fotos: Osmar Bustos

     

    Tags: morte assistidaéticabioéticasimpósioreuniãocomitêsbioética hospitalardistanásiaeutanásia.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 37 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 490 usuários on-line - 37
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior