Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 20-09-2019
    Médicos pelo Brasil
    Cremesp repudia inclusão sem critérios de cubanos em programa e recomenda que parlamentares rejeitem medidas
  • 20-09-2019
    Formados no exterior
    Cremesp cancela registro de médicos que fraudaram revalidação de diploma
  • 20-09-2019
    Defesa da Medicina
    Cremesp cancela CRM de formados no exterior que fraudaram revalidação de diploma e aciona parlamentares pela exigência do Revalida
  • 19-09-2019
    Febre maculosa
    Semana de mobilização contra doença acontece na Capital e região Metropolitana de São Paulo, de 16 a 20 de setembro
  • Notícias


    25-08-2016

    SUS

    Diretores clínicos de hospitais públicos da Capital se reúnem com Cremesp para avaliar situação do atendimento


    Encontro do Cremesp com diretores técnicos e clínicos:
    exposição de problemas e sugestão de propostas
     


    A crise econômica do País vem acarretando um crescimento ainda maior no número de pessoas que procuram os atendimentos públicos à Saúde, sistema que já vem sofrendo há anos com superlotação, falta de financiamento e problemas de gestão. A atual conjuntura, além de provocar mais dificuldade para a população ter acesso à Saúde, coloca o profissional médico em risco de cometer eventuais infrações ético-profissionais. Por sua vez, os diretores técnicos e clínicos, principalmente de hospitais públicos, se veem em uma posição difícil porque precisam fazer mais com menos recursos. Diante desse quadro, o Cremesp reuniu esses profissionais para uma reunião em sua sede, no dia 22 de agosto, visando que eles exponham suas necessidades e proponham soluções para o problema.

    “A situação nos preocupa porque o médico regulador corre risco maior de infringir o Código de Ética-Profissional não por dolo, mas por alguns condicionantes, entre eles jornadas estressantes, falta de materiais hospitalares, conflitos com pacientes e familiares causados pela superlotação dos prontos-socorros, diminuição contingencial de leitos e serviços etc”, disse Mauro Aranha, presidente do Cremesp, que comandou a reunião ao lado dos conselheiros Adamo Lui Netto e Carlos Alberto Herrerias de Campos e de Marcelo Mercadante, diretor clínico da Santa Casa e delegado do Conselho. Aranha ressaltou que a intenção é atuar preventivamente, tendo como foco a sociedade e não somente o risco de os colegas serem denunciados no Cremesp.

    Os diretores clínicos presentes relataram situações de dificuldade em relação ao atendimento de procedimentos eletivos, que acabam se tornando urgência em decorrência do tempo de espera na fila, à falta de leitos, às situações recorrentes nos prontos-socorros públicos, incluindo contingenciamento, e formas com que cada um tem enfrentado a falta de recursos. 

    O grupo presente se comprometeu a compilar dados estatísticos de produção que expressarão o pagamento a menos pelo SUS,  agravando a sustentabilidade do atendimento em seus hospitais. 



     

    Fotos: Osmar Bustos

     

    Tags: SUSsistema público de saúdediretoresclínicos. técnicosproblemasreuniãoinfraçãofinanciamentogestão.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 2329 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 170 usuários on-line - 2329
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior