Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 23-01-2025
    Medicina Baseada em Evidências
    Cremesp realiza simpósio para auxiliar os médicos na tomada de decisões baseadas em evidências científicas
  • 22-01-2025
    Defesa da saúde da população
    Cremesp apoia o CFM no pedido de banimento do PMMA pela Anvisa
  • 22-01-2025
    Anuidade para Pessoa Jurídica
    CFM prorroga prazo para médicos PJ solicitarem desconto de 80% na anuidade de 2025
  • 20-01-2025
    Cerimônia
    Cremesp participa de posse da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Citopatologia (SBC)
  • Notícias


    16-08-2016

    FPMed

    Deputados, senadores e representantes de entidades médicas aprovam a criação da Frente Parlamentar da Medicina


    Bancada representativa tratará de temas médicos
    dentro do Congresso Nacional

     

    A criação da Frente Parlamentar da Medicina (FPMed) foi aprovada nesta terça-feira, 9 de agosto, por representantes de mais de 80 entidades médicas de todo País e parlamentares, durante reunião na Câmara dos Deputados. 

    Formada por deputados e senadores, a FPMed será uma organização política dentro do Congresso Nacional que tratará de todos os temas relacionados à Medicina. O primeiro-secretário do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Bráulio Luna Filho, participou da reunião.

    Na abertura do evento, o deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM/MS) apresentou um panorama das dificuldades  políticas que a Medicina vem enfrentando nos últimos anos, destacando a necessidade de  organização da categoria de forma objetiva. De acordo com ele, a falta de presença política da Medicina no Congresso permitiu a aprovação do Programa Mais Médicos e a abertura desenfreada de novos cursos de Medicina sem qualificação.

    Com a criação da FPMed, a expectativa é de que a área médica tenha ganhos significativos. Para Luna Filho, “a criação da Frente Parlamentar da Medicina é um passo a mais para organizar, de maneira mais efetiva, a atuação dos médicos dentro do Congresso e conseguir levar adiante a bandeira da Medicina”.
     

    A FRENTE PARLAMENTAR

    Para demonstrar a força política de uma frente parlamentar, Mandetta convidou representantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) a explicar como funciona e trabalha esse coletivo representativo.  A FPA foi representada pelo senador e médico Ronaldo Caiado (DEM/GO), os deputados Valdir Colatto (PMDB/SC) e Onyx Lorenzoni (DEM/RS) e pelo secretário executivo da FPA, João Henrique Humel.  “A Frente só será forte se cada um, em cada Estado, mobilizar aqueles deputados e senadores com os quais têm ligações próximas, para que possam incorporar essa bancada independente de sua sigla partidária. Esse grupo irá se unir de forma suprapartidária para defender o tema”, defendeu Caiado.

     

    Fonte: com informações de Medicina Informa

    Tags: frente parlamentarMedicinadeputadossenadoresFPMed.

    Veja os comentários desta matéria


    As dificuldades políticas que a Medicina vem enfrentando nos últimos anos são decorrentes da falta de financiamento adequado ao SUS. Tendo em vista que 3 em cada 4 brasileiros são totalmente dependentes do Sistema Público, igual proporção de profissionais médicos acabam igualmente dependentes de tal Sistema para poder atender a esse contingente de nossa população. Sem atentar para essa questão será impossível a pretendida organização da categoria. A aprovação do Programa Mais Médicos também dependeu mais da pobreza orçamentária dos municípios, cujos Prefeitos se viram forçados a atender os justos reclamos da população sem o devido apoio da Federação e dos Estados. Sem o financiamento adequado ao SUS será apenas retórica vazia a cobrança da implantação de uma Carreira de Estado para a Categoria. Já a Mercantilização do Ensino Médico é outra grave questão a exigir organização objetiva da Categoria para ser eficientemente enfrentada. Boa Sorte, Saúde e Paz para todos!
    Moacir Rodrigues de Pontes

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 33 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2025 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 598 usuários on-line - 33
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.