Realizada por médicos fiscais do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), a inspeção ocorreu no dia 19 de julho de 2016, com a finalidade de verificar o cumprimento das normas previstas na Resolução do CFM 2012/2013, que exige a instalação de infraestrutura mínima para atendimento do público e dos participantes de eventos de massa, inclusive em casos de urgência.
Durante a vistoria, a equipe de fiscalização constatou, entre os itens avaliados relacionados ao atendimento médico:
- Acessibilidade: fluxo de atendimento adequado, permitindo livre circulação de pessoas com deficiência;
- Estrutura física: sala para atendimento emergencial e ambulâncias também funcionam como consultórios;
- Equipamentos mínimos para atendimento emergencial: possui todos aqueles considerados fundamentais para este tipo de intercorrência;
- Postos fixos de atendimento: com ampla infraestrutura (médicos e equipamentos) para atendimento de torcedores, estão sob responsabilidade de uma empresa particular;
- Ambulâncias: serão disponibilizadas 9 ambulâncias de UTI, sendo 2 para o atendimento de atletas e as demais para os torcedores. Para estes estarão disponíveis mais duas ambulâncias simples.
- Primeiros-socorros: 20 bombeiros e 20 pessoas treinadas estarão espalhadas pelas arquibancadas, trabalhando em duplas, um bombeiro e um socorrista, cada dupla com uma pequena mochila com alguns materiais para o atendimento imediato (colar cervical, talas de imobilização, tesoura, gases e ataduras). Duas duplas também terão o desfibrilador externo automático - DEA.
A equipe de fiscalização do Cremesp considera que a organização está adequada, com postos espalhados por toda a Arena, com rotas e fluxos bem definidos, pessoas treinadas e os ambientes equipados para o atendimento de emergência, informando que os hospitais de retaguarda são dois: Santa Marcelina de Itaquera (pelo SUS) e Hospital São Luiz Anália Franco (particular).
Tags: Arena, Corinthians, fiscalização, atendimento, torcedor, atleta.
|