Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    07-08-2016

    Nota de repúdio

    Cremesp condena associação do consumo de álcool ao sucesso esportivo, sugerido em campanha dos Jogos Olímpicos


    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo manifesta seu repúdio ao patrocínio de marca de cerveja durante os Jogos Olímpicos 2016, no Brasil, permitido pelo Comitê Olímpico Brasileiro, que promove a associação de consumo de bebidas alcoólicas a atividades esportivas.

    O consumo de álcool como situação positiva, divulgado em ações de marketing na grande mídia, é tão nocivo quanto as propagandas de cigarro que hoje estão proibidas no País. Representa também uma contradição em relação às campanhas de saúde que orientam os jovens ao esporte como forma de prevenção às drogas.

    O uso nocivo de álcool constitui um oneroso problema de saúde pública no Brasil e no mundo, com consequências para a saúde física e mental, além de trazer perdas sociais e econômicas à pessoa que bebe, afetando também quem está ao redor.

    Entre os principais problemas de saúde decorrentes do uso de álcool estão o prejuízo ao feto pelo consumo durante a gravidez; desenvolvimento de câncer, doenças cardiovasculares, hepáticas, pancreáticas e neuropsiquiátricas; ausência no trabalho (por hospitalizações e aposentadoria precoce); acidentes de trabalho e de trânsito; violências interpessoais, incluindo a familiar; e suicídio.

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou documento, em 2010, contendo orientações sobre pontos considerados fundamentais para minimizar os efeitos do uso nocivo para a sociedade como um todo, e a propaganda de bebidas alcoólicas está entre as dez áreas-alvo levantadas. Dados da OMS de 2014 apontaram que o consumo nocivo de álcool é responsável por mais de 200 doenças e transtornos de saúde, com 3 milhões de mortes por ano, o que representa 5,9% do total de mortes no mundo. Na América Latina, cerca de 16% dos anos de vida útil perdidos estão relacionados ao uso indevido do álcool, sendo quatro vezes maior que a média mundial. No Brasil, o consumo médio é de 8,7 litros por pessoa por ano, mais que a média anual mundial, que é de 6,2 litros por pessoa.

    A Aliança Cidadã, liderada pelo Cremesp e pela Uniad (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas), entregou em 2007, à Câmara dos Deputados em Brasília, um abaixo-assinado com 700 mil assinaturas, coletadas durante o Movimento Propaganda sem Bebida. A campanha teve apoio e adesão de mais de 300 entidades da sociedade civil, entre instituições médicas, ONGs voltadas ao trabalho com dependência química e saúde mental, igrejas, universidades, sindicatos, conselhos profissionais, conselhos municipais de políticas públicas de álcool e drogas, serviços de saúde e entidades de defesa do consumidor.

    Em 2015, a propaganda de uma marca de cerveja, anunciada como "a cerveja oficial dos atletas não oficiais", chegou a ser suspensa pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), após crítica de consumidores sobre a associação entre consumo de bebida e esporte. Em seguida, a sustação da propaganda foi substituída por uma advertência pelo fato de o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (Cbap) vedar a associação entre bebidas alcoólicas e esportes olímpicos, e não esportes de uma maneira geral. Este argumento parece estar sendo negligenciado no caso do apoio oficial da marca de cerveja nos Jogos Olímpicos de 2016.

    Recentemente vimos artifícios publicitários que utilizam figuras de pessoas vestidas como atletas divulgando “prêmios”, como ingressos para Olimpíadas 2016, inseridos na parte interna das tampas de garrafas, encorajando o uso de bebida alcoólica e estimulando maior consumo.

    O Cremesp vê com extrema preocupação que patentes interesses comerciais sobrepujem a promoção da saúde e pretende tomar as medidas cabíveis para coibir esta prática. 


    VEJA NOTA OFICIAL DO CREMESP:


    O uso nocivo de álcool constitui um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, com consequências para a saúde física e mental, além de trazer perdas sociais e econômicas à pessoa que bebe, afetando também quem está ao redor, em especial crianças e adolescentes.

    Por isso, o Cremesp vem a público manifestar seu total repúdio à aceitação, pelo Comitê Olímpico Brasileiro, do apoio oficial de uma marca de cerveja aos Jogos Olímpicos no Brasil. Os anúncios veiculados nas mídias sugerem uma relação benéfica entre o uso de álcool e o sucesso esportivo, colocando em risco a população de menores de idade que se identifica com seus ídolos olímpicos.

     

    São Paulo, 27 de julho de 2016.

    Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo

    Tags: álcoolmídiaJogos OlímpicoscervejaconsumoalcoolismoConarbebidas alcoólicas.

    Veja os comentários desta matéria


    Realmente é lastimavel essa conduta do Comitê Olímpico Brasileiro ao permitir a propaganda de uma marca de cerveja durante o evento olímpico. Muitos adolescentes não precisam nem de estímulos para o consumo e abuso. Nessa fase da vida onde estão tão vulneráveis essa conduta passa a ser um modelo a seguir. Infelizmente.
    Filomena

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 45 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 415 usuários on-line - 45
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.