Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    22-06-2016

    Urgência/Emergência

    Situação do atendimento por enfermeiros no Samu preocupa Cremesp e Coren-SP


    Vagner Urias, Mauro Aranha e Fabíola: Cremesp e Coren têm a mesma
    preocupação com atendimento realizado pelo SAMU

     

    A falta de profissionais médicos no Serviço Móvel de Atendimento a Urgências (Samu) e no Grupo de Resgate e Atenção às Urgências (Grau) tem levado enfermeiros a atuar no suporte intermediário de vida aos pacientes. Embora a Portaria nº 2.048/2002, determine que a regulação de urgências e emergências seja feita por médico, a Prefeitura Municipal de São Paulo, por exemplo, criou o Suporte Intermediário de Vida, no qual os enfermeiros têm assumido o papel de regulador. “O enfermeiro vai para o atendimento, e mesmo com as limitações de sua competência, ele mesmo tem que se encarregar da regulação. Ainda que alguns enfermeiros busquem informação e capacitação, se houver alguma complicação, eles não têm respaldo legal para atuar na regulação, já que o Suporte Intermediário de Vida não existe oficialmente”, afirma Fabíola de Campos Braga Mattozinho, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren-SP).  Para ela, o sistema faz virar regra o que seria obrigação do enfermeiro apenas em caso de risco iminente de morte.

    Fabíola esteve em reunião com Mauro Aranha, presidente do Cremesp, no dia 22 de junho, para tratar do tema, que preocupa a ambos os Conselhos. O Coren-SP criou um Grupo de Trabalho de Urgência e Emergência para analisar essa dificuldade de procedimentos em situações de urgência e propor critérios para o Suporte Intermediário de Vida. O Cremesp pretende contribuir com a discussão ampliada com o Coren-SP e especialistas — entre os quais, Jorge Ribeiro e Carlos Eid — e por meio de representantes da Câmara Técnica de Urgência e Emergência, coordenada pelo conselheiro Renato Françoso Filho, e conselheiros com formação na área, além de promover fiscalizações técnicas. “Esses serviços de atendimento a urgência e emergência devem ser bem regulados para proteger a integridade e a vida dos pacientes e os profissionais de saúde quanto à sua responsabilização, que se torna mais exposta e vulnerável quando sob a premência de tomadas de decisão em contextos de extrema gravidade clínica. Se for o caso, recorreremos ao Ministério Público, como co-partícipe no empenho, para que os gestores públicos regulamentem essa questão”, comentou Aranha.

    Também presente ao encontro, Vagner Urias, diretor 1º tesoureiro do Coren-SP e atua no Samu, relatou que os enfermeiros têm atendido paradas cardíacas no Samu, o que denota dificuldade da regulação em avaliar o risco avançado.         

    Violência
    Além dessa parceria, o Cremesp e o Coren-SP travam juntos uma campanha em face da violência contra os profissionais de saúde. Representantes do Conselho integrarão um grupo de trabalho junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública para a sua prevenção e resolução.


    Encontro com representantes do Coren foi realizado na
    nova sede do Cremesp

     

    Fotos: Gabriela Miranda

    Tags: CorenUrgência e EmergênciaSAMUsuportepacientesenfermeirosmédicos.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 47 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 420 usuários on-line - 47
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.