Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • Notícias


    19-06-2016

    Paralisação HU/USP

    Médicos continuam em greve e exigem a contratação de profissionais para repor desfalques e demissões


    Em greve desde o dia 30 de maio, médicos do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP) reivindicam mais contratações de médicos para repor demissões e desfalques de profissionais, e protestam contra o projeto da reitoria de desmantelamento da unidade, o que inclui a desvinculação do HU da USP. Os médicos reclamam que atualmente a unidade funciona com 40% de leitos a menos, pois não há corpo clínico suficiente para garantir o mínimo atendimento adequado.

    Além disso, o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) está convocando os médicos do HU para assembleia nesta quarta-feira, 15/06, para um balanço da greve de profissionais da unidade e discussão de outros assuntos inerentes ao tema. A reunião acontece no auditório do HU, às 11h30, em primeira convocação (com quórum de metade mais um dos associados membros do corpo clínico), e às 12h, em segunda, com qualquer número de presentes. O encontro será no auditório do HU, na Av. Prof. Lineu Prestes, 2.565, Butantã, zona oeste da capital paulista.

    De acordo com Gerson Salvador,  vice-diretor clínico do HU e diretor do Sindicato dos Médicos de São Paulo, a unidade tem um déficit de 43 médicos desde 2014. O que representa queda de 20% no total de 213 cargos.  “Temos uma pauta simples: a contratação de profissionais para que o hospital possa atender a população com qualidade e dignidade", afirmou . "Por falta de recursos humanos, temos trabalhado com pacientes aglomerados no Pronto-Socorro e equipes de emergência sem condições de atendimento."

    Foram fechados 56 leitos (25% do total) de atendimento. Na UTI, oito acabaram desativados (40% do total), segundo a direção da unidade.

    O esvaziamento das equipe começou em  2014, quando a reitoria da USP aprovou um PDV (Plano de Demissão Voluntária) de servidores, como forma de adequar os gastos da universidade com folha de pagamento. Na época também foi proposto um  plano de desvinculação do HU da USP. A unidade passaria para o Governo de São Paulo.  Mas a  transferência está congelada na reitoria.

    Mesmo com a greve, os profissionais de saúde do hospital afirmam que todo o serviço de urgência e emergência está mantido, assim como a assistência aos pacientes de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

     

    Fonte: Folhapress e Simesp



    Veja também:

    Crise no HU
    Cremesp incrementará participação nos esforços pela recuperação do HU/USP

     

     

    Tags: hospital universitáriogrevepronto-socorrodemissões.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 70 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 299 usuários on-line - 70
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.