Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 11-10-2024
    Presidência da República
    Cremesp se reúne com o ex-presidente Michel Temer para discutir importantes temas da Medicina
  • 10-10-2024
    Solenidade em Piracicaba
    Cremesp realiza entrega de carteiras médicas aos recém-formados da Anhembi Morumbi
  • 10-10-2024
    Edital
    Cremesp abre inscrições para o credenciamento de peritos grafotécnicos
  • 10-10-2024
    Atividade médica
    Cremesp realiza julgamento simulado com médicos de Limeira
  • Notícias


    13-05-2016

    Arte médica

    Médico intensivista mostra em livro surpreendente como as guerras fizeram evoluir a Medicina

     

    José Maria Orlando realizou um trabalho único de pesquisa para escrever a história da evolução da ciência e da arte médica, como consequência direta e positiva nascida do flagelo das guerras. Esse trabalho está na obra Vencendo a Morte – Como as guerras fizeram a Medicina evoluir, com lançamento agendado para este 31 de maio, a partir das 19h, na Livraria Leitura.

    A obra, publicada pela Matrix Editora, traz logo no início uma informação da qual as pessoas não tinham se dado conta: até bem pouco tempo, morria-se mais em uma guerra não por conta do ferimento em si, mas pelas infecções advindas da falta de conhecimento necessário para prover o adequado tratamento da ferida de batalha.

    Esse fato era, ainda, amplificado pela falta de saneamento e de higiene pessoal, tão comuns nos acampamentos militares e zonas de conflagração, um cenário que se manteve inalterado ao longo dos séculos para, finalmente, ser revertido a partir da 1ª Grande Guerra Mundial. Bastava um corte profundo para praticamente condenar à morte o oponente. A cada nova batalha, os médicos investiam seus esforços para estancar hemorragias, lidar com infecções, com membros amputados, com doenças e toda a sorte de flagelos que um confronto armado pode provocar. Essa luta foi, aos poucos, trazendo avanços significativos para a Medicina militar e, em muito breve espaço de tempo, passaram também a beneficiar a população civil.

    Vencendo a Morte mostra ainda como se deu o desenvolvimento do resgate dos feridos, o inferno vivido pelos médicos frente ao aparecimento das armas de fogo e muitos outros acontecimentos importantes – e curiosos.
     

     

    Fonte e foto: Matrix Editora

    Tags: Vencendo a MorteMatrixguerrasMedicinaevoluçãoferidosresgatelançamentointensivista.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 73 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 638 usuários on-line - 73
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.